Realidade virtual traz benefícios para a saúde mental

Com técnica inovadora, a realidade virtual pode ser usada para tratamentos de fobias e ansiedade em geral

por Camily Maciel seg, 10/10/2022 - 16:53
Divulgação Divulgação

Hoje (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. O uso de tecnologia tem gerado inúmeros benefícios na área da saúde, como tem sido evidente nos últimos anos. Algumas ferramentas comuns a universos como o dos games, das produções cinematográficas, do marketing, da engenharia e até mesmo da educação podem também ser usadas em prol da nossa saúde mental. Com técnica inovadora, a realidade virtual pode ser usada para tratamentos de fobias e ansiedade em geral.  

Juliane Verdi Haddad, que está no ramo da Psicologia desde 1994, atuando principalmente com a terapia cognitiva comportamental, é uma das profissionais que investe em tecnologia (realidade virtual), como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente na área da saúde mental. A psicoterapeuta utiliza a ferramenta no tratamento de pacientes que possuem fobias.

“Uma das fobias mais comuns é a de avião. Acredito que entre todas, ela acaba sendo uma das mais limitadoras, pois pode impedir, por exemplo, que a pessoa tenha uma promoção no emprego”, disse Haddad.  

A plataforma de realidade virtual, como uma das alternativas de tratar o paciente com fobia, que é disponibilizada em seu consultório, consiste em um recurso que permite a aplicação da técnica da exposição gradual. Assim, ela expõe o paciente à “situação” a qual ele teme fazendo com que, aos poucos, o paciente se acostume e aprenda a controlar suas emoções em relação ao que, até então, temia. A profissional ainda ressaltou que uma das grandes vantagens da realidade virtual é facilitar o acesso dos pacientes às respectivas situações que lhes apresentam.  

A realidade virtual, embora tenha tido seus primeiros desenvolvimentos nos anos 1930, ganhou mais visibilidade a partir de 2010, por causa da chegada dos óculos virtuais e os jogos de videogames e, desde então, vem conquistando espaço no mercado, sendo atualmente utilizada nos segmentos da saúde. 

COMENTÁRIOS dos leitores