Idosa paga R$ 160 mil a golpista que dizia ser astronauta
'Astronauta' pediu japonesa em casamento e disse que precisava de dinheiro para voltar à Terra
Uma idosa japonesa, de 65 anos, foi vítima de um golpe e pagou a um homem, que se passava por astronauta, 4,4 milhões de ienes, o que equivale a R$ 160 mil. O golpista dizia estar apaixonado por ela e afirmava que precisava de sua ajuda para conseguir voltar à Terra.
Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, a vítima conheceu o "astronauta" em junho pelo Instagram, plataforma onde ele publicava algumas imagens do espaço. Nas conversas, ele dizia que trabalhava na Estação Espacial Internacional e que falava pouco com ela porque a internet não funcionava bem.
A imprensa japonesa aponta que, entre as declarações de amor, a vítima recebeu a proposta de casamento, mas para isso teria que custear a volta do golpista para a Terra.
Ela acreditou na proposta e decidiu pagar os 4,4 milhões de ienes, em quatro parcelas, para a chegada de seu "noivo". No entanto, quando os pedidos de dinheiro continuaram, a vítima desconfiou e resolveu procurar a Delegacia de Polícia Higashiomi, da província de Shiga, que investiga o golpe.