Outubro rosa: casos de câncer de mama em jovens aumentam

De acordo com a mastologista, a doença em pacientes mais jovens pode ser mais agressivo

por Camilla Dantas sab, 15/10/2022 - 08:08
Pixabay Fita rosa representando o mês de prevenção do câncer de mama Pixabay

 De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência de câncer de mama em pacientes jovens é a maior em dois anos. A doença, que comumente afeta mulheres acima dos 50 anos, agora, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), há um aumento de incidência entre pacientes mais jovens, antes dos 35 anos passando de 2% a 5% dos casos. 

 Segundo a médica mastologista, Alessandra Saraiva, o motivo para esse aumento no número de caso entre as mais jovens acontece devido o estilo de vida, estresse e alimentação. “O câncer de mama em pacientes jovens, algumas vezes ele vem mais agressivo até porque algumas vezes vem relacionado com a genética”, afirmou. 

 Prevenção 

Para prevenir o câncer de mama, é necessário adotar um estilo de vida saudável e realizar a prevenção primária. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o exame seja feito anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, mas também pode ser feito por mulheres de 25 e 30 anos que apresentem fatores de risco. 

“Sugerimos sempre ter o hábito de se consultar e procurar médicos, mesmo antes dos 40 anos, e solicitar os exames de mama. Não necessariamente a mamografia, pode ser a ultrassonografia. Em alguns casos, como pacientes que tenham histórico familiar desse tipo de câncer, podemos acrescentar a ressonância ou até mesmo antecipar a mamografia”, afirmou a especialista. 

 Além disso, é importante ter uma alimentação equilibrada combinada com a prática de exercícios físicos e controle de peso. 

Tratamento 

O tratamento varia para cada caso, já que depende do tipo de tumor, estágio da doença, idade da paciente e outros fatores, mas os biomedicamentos combinados com quimioterapia são os mais indicados.  

COMENTÁRIOS dos leitores