Laboratório dos EUA cria cepa da Covid-19 mais letal

Críticos do mundo todo estão apontando que a pesquisa pode causar uma nova pandemia caso o vírus saia do ambiente laboratorial

por Jameson Ramos qua, 19/10/2022 - 12:58
Pixabay Laboratório realizando estudos Pixabay

Cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, desenvolveram uma cepa da Covid-19 em laboratório que está sendo considerada a mais letal. Críticos do mundo todo estão apontando que essa pesquisa pode causar uma nova pandemia caso o vírus saia do ambiente laboratorial. 

Segundo o Daily Mail, a equipe americana combinou a variante Omicron com a cepa original de Wuhan. Nos testes, essa combinação matou 80% dos camundongos usados no estudo. O professor e cientista do governo israelense,Shumel Shapira declarou que "isso deveria ser totalmente proibido. É brincar com fogo".

Acredita-se que foi justamente pesquisas semelhantes realizadas em um laboratório chinês que desencadeou o novo coronavírus. Ao jornal britânico, o doutor Richard Ebright, químico da Universidade Rutgers em New Brunswick, Nova Jersey, revelou que "se quisermos evitar uma próxima pandemia gerada em laboratório, é imperativo que a supervisão da pesquisa aprimorada de patógenos pandêmicos seja fortalecida". 

COMENTÁRIOS dos leitores