Insegurança e sensação de abandono predominam em Olinda

Moradores relatam roubos e furtos constantes no Sítio Histórico da cidade

por Jameson Ramos seg, 31/10/2022 - 19:50
João Velozo/LeiaJá Imagens Insegurança está reinando na cidade da Região Metropolitana do Recife João Velozo/LeiaJá Imagens

Os moradores da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, estão convivendo com o medo e a insegurança. Segundo os olindenses, nada escapa dos bandidos, que estão furtando tudo o que conseguem levar e que seja de valor - até flores já foram levadas. Por conta dos roubos e furtos constantes, moradores do Sítio Histórico de Olinda estão em protesto, colocando na frente de suas casas um pedaço de TNT preto, em “luto” pela situação da localidade.

A artista plástica e empreendedora Haia Marak, 51 anos, mora no Sítio Histórico há 10 anos e é uma das vítimas dos pequenos delitos que estão acontecendo. Ela destaca que a insegurança vem aumentando nos últimos anos, principalmente desde o início da pandemia da Covid-19. 

“Sempre houve a insegurança, mas não assim tão descaradamente, à luz do dia. Atrás da minha casa já roubaram minha caixa d’água, na frente da minha casa já roubaram duas vezes a luminária. Tudo o que eles reconhecerem como metal, como ferro e que possa ser vendido, eles levam”, revela Haia.

Morando em Olinda quase metade de sua vida, o aposentado Caio José não teve nem o direito de curtir a sua orquídea decorando a sua casa, já que ela foi levada pelos bandidos. O olindense acredita que a criminalidade está crescendo na cidade por conta da situação de miséria das pessoas. “O pessoal mora na rua e vem catar o que puder”, comenta.

“Há dois anos, eles pularam o muro da vizinha, subiram o telhado que é conjunto, abriram a minha casa e roubaram duas televisões, meu computador, minha máquina de furar. O incrível é que eles pegaram as televisões, vestiram na fronha da cama, abriram a porta e ainda deram duas viagens levando as coisas. Isso aconteceu por volta das 17h”, lembrou Caio, que destaca a audácia dos criminosos.

Embed:

Mas engana-se quem pensa que é só a insegurança que persegue os moradores de Olinda. Na rua Lauro Alcoforado de Melo, no bairro do Varadouro, há sete anos que os populares lutam pela iluminação pública do espaço. Sem a assistência do poder público, a solução foi se juntar naquela velha “cotinha”, onde cada um dá o que pode, para comprar a fiação, as lâmpadas e pagar o eletricista. 

Ivanice Barbosa de Albuquerque, 40 anos, já chegou para morar na rua na época que não existia a iluminação fornecida pelo poder público. “A gente liga para a prefeitura, mas nada se resolve. Nós, da vizinhança, compramos fio e fazemos a nossa própria gambiarra porque se depender da iluminação pública é só nas escuras. A gente nem espera mais [o auxílio da Prefeitura de Olinda]”, destaca a moradora.

Além da falta de iluminação, os moradores temem a chegada das fortes chuvas na localidade. Sempre que cai água do céu, os populares já sabem que - dependendo da quantidade de água -, sair de casa só com o auxílio de botes e até pequenos barcos. 

Selma Cavalcanti, 63 anos, explica que quando chove, a água não tem para onde escoar na rua, o que facilita o alagamento. “As canaletas são todas entupidas. Não tem manutenção por parte da prefeitura, que deveria limpar e fazer mais canaletas para que quando a água descer do alto pra cá, tenha pra onde ir. A gente já falou com a prefeitura, mas só tem promessa do prefeito daqui”, conta Selma.

Posicionamentos

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), disse que as forças de segurança estão atuando no Sítio Histórico de Olinda e que os suspeitos de furtos e depredação nas ruas da localidade foram identificados e presos recentemente pelas polícias Civil e Militar.

Garantiu ainda que, em trinta dias, a Polícia Civil concluiu e remeteu ao Ministério Público de Pernambuco três inquéritos policiais sobre crimes patrimoniais no Sítio Histórico. "Outros casos registrados na Delegacia do Varadouro seguem em apuração. São moradores de rua e, pelos crimes cometidos serem considerados de menor potencial ofensivo, conforme Código Penal Brasileiro, terminam voltando às ruas e praticando novamente os mesmos delitos", diz a SDS.

A pasta assegurou que a Delegacia do Varadouro e a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur), responsáveis pelo território, estão trabalhando de forma integrada para prevenir e reprimir crimes, protegendo a comunidade e o patrimônio histórico.

"Reuniões sistemáticas têm sido feitas pela Ciatur com a prefeitura para potencializar as ações integradas que impactem na ordem e tranquilidade da população, com a qual a companhia mantém canal de comunicação direto. Entre as pautas, estão melhorias na infraestrutura do Sítio e o planejamento para os eventos dos finais de semana e feriados", destacou a secretaria.

O que diz a prefeitura

Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda esclareceu que, no que se refere a manutenção da cidade, "que realiza um trabalho sistemático de manutenção das vias da cidade, incluindo ações de limpeza, manutenção, pavimentação, entre outros. Nos últimos meses, mutirões de recapeamento asfáltico devolveram a mobilidade para pedestres e condutores, em cerca de 50 ruas e avenidas, incluindo também medidas de drenagem e renovação de calçadas".

Em relação a segurança pública no Sítio Histórico, a prefeitura reforçou que esté segmento é realizado pela Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTur), braço da Polícia Militar, sob a responsabilidade do governo estadual. 

"No entanto, o município destaca que mantém um constante diálogo com as forças de segurança, prezando sempre pelo bem-estar da população. A gestão da cidade, por meio da Guarda Municipal, realiza um sistema de patrulhamento preventivo, dispondo de guarnição, com roteiro de rondas previamente definido", relata.

A Prefeitura de Olinda garantiu que a gestão da cidade "está em alinhamento para disponibilizar um espaço para que seja montada uma Delegacia Móvel bem próxima aos locais de maior concentração de foliões, ampliando a segurança para moradores e visitantes", principalmente neste período de prévias carnavalescas. 

Iluminação

Por fim, sobre os apontamentos realizados na iluminação da Rua Lauro Alcoforado de Melo, no Varadouro, a diretoria responsável informou que uma equipe técnica já foi ao local na quarta-feira (26), e identificou a necessidade da instalação de luminárias em quatro pontos. 

"A ausência se deu em virtude da implantação, pela concessionária Neoenergia, de postes sem lâmpadas, não ocorrendo a devida comunicação para o município. No entanto, a Prefeitura de Olinda vai realizar a devida instalação, até esta segunda-feira (31), além de verificar a necessidade de manutenção em toda a extensão da via, sanando o problema em definitivo.

COMENTÁRIOS dos leitores