Tem carro elétrico? Saiba onde recarregar de graça em PE

Os carros elétricos e híbridos estão garantindo o seu espaço no Brasil e no mundo. Em Pernambuco, os motoristas podem contar com estações de recarga que oferecem o serviço de graça

por Jameson Ramos sex, 04/11/2022 - 15:09
Fernanda Acioly/Shopping Plaza/Divulgação Estações de recarga localizadas no Shopping Plaza Fernanda Acioly/Shopping Plaza/Divulgação

O número de carros elétricos circulando no Brasil vem crescendo de forma significativa. Últimos dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) informam que, até o final de julho deste ano, o Brasil havia superado a marca de 100 mil veículos eletrificados em circulação no país. Ainda segundo a ABVE, atualmente mais de 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam no mundo todo. 

No entanto, para que essa categoria continue crescendo e se popularize, é preciso que haja mais pontos de recarga disponíveis para os proprietários dos modelos. Mesmo que as estações estejam aumentando, elas são mais comuns, pelo menos em Pernambuco, na capital e na Região Metropolitana. 

Shopping Recife

Atento à demanda, o Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, expandiu sua estrutura de estações e agora conta com cinco vagas de estacionamento exclusivas para os veículos elétricos. O serviço de recarga é gratuito.

As estações no mall foram instaladas em parceria com as montadoras Volvo, Jaguar, BMW e Audi. Os pontos contam com plugues do tipo 2 (padrão europeu), que possibilitam o uso para qualquer veículo com o mesmo tipo de receptor. Já os carregadores correspondem ao padrão AC, com 22 kW.

Shopping Plaza 

O Shopping Plaza, localizado em Casa Forte, Zona Norte do Recife, conta com duas estações para os clientes recarregarem seus automóveis elétricos ou híbridos. Os equipamentos ficam no Piso E2 do Estacionamento Garagem e podem ser utilizados nos dias e horários de funcionamento do Plaza.

As estações disponibilizadas no centro de compras são compatíveis com qualquer modelo de carro elétrico ou híbrido plug-in que possua padrão de carregamento Tipo 2. O equipamento oferece praticidade do manuseio e recarga com potência de 11 kW e possui dispositivos de segurança de acordo com os padrões internacionais. O tempo de carregamento varia de acordo com as características de cada modelo. Dois carros podem ser reabastecidos por vez e o uso dos equipamentos é gratuito.

Shopping Patteo e aeroporto do Recife

A empresa Estapar, que gerencia os estacionamentos do Shopping Patteo, em Olinda, e do Aeroporto Internacional do Recife, localizado em Jaboatão dos Guararapes, ambos na Região Metropolitana do Recife, também oferece o carregamento gratuito.

São duas estações disponíveis no mall de Olinda e três no aeroporto. A empresa destaca que a recarga é grátis, mas para que os motoristas consigam realizá-la é preciso que paguem o valor do estacionamento, que varia de acordo com o tempo que passou no local.

COMENTÁRIOS dos leitores