Cyber Monday: confira dicas para aproveitar descontos
Segunda-feira após a Black Friday costuma ter promoções maiores, especialmente para produtos de tecnologia
A Cyber Monday, que se realiza sempre na segunda-feira após a Black Friday, é tradicionalmente dedicada à venda de eletroeletrônicos no comércio online, como smartphones, televisores e notebooks. Especialistas dizem que a Cyber Monday é focada em tecnologia e direcionada a um tipo específico de público, onde suas promoções podem ser até mais agressivas do que as da Black Friday.
A Cyber Monday surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Naquela época, o acesso a uma boa internet não era espalhado e as compras online estavam disponíveis a menos de 10% das pessoas. Assim, muitos consumidores não conseguiam aproveitar as ofertas da Black Friday do varejo e esperavam chegar a segunda-feira seguinte para concluir as compras. Embora no Brasil a data ainda não tenha tanto apelo, nos Estados Unidos ela tem superado a Black Friday em termos de vendas, e já se tornou o maior evento de compras do período, de acordo com o site norte-americano Business Insider.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) explicou que no Brasil os lojistas costumam aproveitar a Cyber Monday para queimar o estoque não comercializado no fim de semana pós Black Friday, o que explica também os descontos maiores. Assim, para o consumidor que vai optar pelo e-commerce, vale a pena o consumo, especialmente se for comprar produtos de tecnologia.
A Amazon informou que vai estender as ofertas da Black Friday para esta segunda-feira (28), numa ação que a empresa está chamando de “Últimas Horas”. Neste caso, não apenas os produtos eletroeletrônicos estarão em promoção, como também outras categorias do site. O grupo Americanas – que agrega as marcas Submarino e Shoptime - também afirmou que vai prolongar as ofertas da Black Friday, não apenas no site e no aplicativo, mas também nas lojas físicas.
Antes de comprar no comércio eletrônico, não esqueça de reforçar sua segurança digital para não cair em fraudes virtuais. Ações de golpistas ocorrem especialmente em períodos de maior movimento no e-commerce. Confira a seguir, as dicas para quem não aproveitou as ofertas da Black Friday:
Evite plataformas digitais desconhecidas;
Não feche uma compra por impulso. Faça um planejamento do que precisa;
Verifique se a loja é legítima e se tem uma boa reputação na internet;
Use buscadores e comparadores de preço para pesquisar a melhor oferta para não cair nas promoções de fraude;
Não espere a oferta ideal. Se o produto está no valor estipulado do planejamento e em boas condições, compre;
Busque avaliações das lojas e dos produtos por meio de outros compradores. Há sites que são falsos ou que nunca entregam os produtos, ou até entregam, mas danificados e fora da data de validade.