Bebê morre em naufrágio de migrantes na costa da Grécia
O naufrágio ocorreu quando o barco inflável - que transportava principalmente migrantes africanos - se chocou contra as rochas da costa na área de Fara,
Um bebê de dois meses foi encontrado morto na madrugada de sexta-feira, depois que uma embarcação de migrantes naufragou na costa de Lesbos, na Grécia, disse um legista à AFP neste sábado (17).
O menor foi levado para o hospital, onde sua morte foi certificada, disse o legista Theodoros Nousias.
O naufrágio ocorreu quando o barco inflável - que transportava principalmente migrantes africanos - se chocou contra as rochas da costa na área de Fara, explicaram à AFP fontes do centro de acolhimento de migrantes.
Na operação de resgate, 32 pessoas foram resgatadas com vida, segundo o último balanço da guarda costeira, que inicialmente havia falado em 34 resgatados. Duas delas tinham ferimentos leves e foram socorridas.
A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou as forças de segurança gregas de impedir que suas equipes tivessem acesso aos migrantes no mar por duas horas.
“Nunca saberemos se essas duas horas nos permitiriam salvar a vida do bebê”, disse a ONG.
A guarda costeira grega registrou 1.500 pessoas resgatadas nos primeiros oito meses deste ano, em comparação com menos de 600 no ano passado.
Desde o início do ano, 360 pessoas que fugiam da guerra ou da pobreza na África ou na Ásia morreram afogadas no Mediterrâneo oriental tentando chegar à Europa, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).