Edital de incentivo à cultura do Basa segue aberto

Shows, exposições e outras expressões culturais poderão ser contemplados. Interessados podem apresentar projetos culturais até o dia 30 deste mês.

ter, 20/12/2022 - 17:19

O Edital de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura 2023 e 2024 do Banco da Amazônia (Basa) continua com inscrições abertas até o dia 30 deste mês para que artistas, produtores e demais interessados apresentem seus projetos culturais para concorrência.

De acordo com o Secretário Executivo do Banco da Amazônia, Alcir Erse, o edital incentiva, apoia, valoriza e difunde as manifestações artísticas na região amazônica por meio de um processo aberto, objetivo e transparente. “Representa uma oportunidade aos vários artistas e profissionais da cultura de expandirem seus trabalhos e levar novas experiências a quem busca conhecer a arte, dança e demais manifestações populares na região”, afirma.

Poderão ser patrocinados shows, exposições, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural. “A Lei 8.313, criada em 1991, de Incentivo à Cultura contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura. Os projetos patrocinados devem oferecer uma contrapartida social, como distribuir parte dos ingressos gratuitamente e realizar ações de capacitação junto às comunidades. Por isso é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac)”, explica Alcir Erse.

O edital contempla somente projetos que tenham sua execução prevista na área de atuação do Basa, que respeitem a sustentabilidade econômica, social e ambiental da região amazônica. “O Banco, atento à sua missão de desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes, busca também atuar de forma a contribuir para inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população. Esta oportunidade reforça o compromisso de empresa que mais investe na cultura da região amazônica”, ressalta.

Segundo o produtor cultural Marcelo Damaso, também diretor dos festivais Se Rasgum e Sonido, a cultura é a base de tudo. Uma sociedade se educa, muda e evolui por meio de projetos culturais. “A gente precisa, cada vez mais, de projetos aqui no Pará, para que eles saiam do papel, ganhem vida e consigam, com isso, empregar mais pessoas, formar mais cabeças, mostrar mais artistas, mais arte. Tornar isso acessível ao público”, afirma.

Marcelo acrescenta que o produtor e artista vive do que produz e reforça a importância de uma banca avaliadora entender o que é realmente relacionado à arte e à cultura, o que pode ser inovador, o que é a continuidade de algo e que sustente uma bandeira, um projeto ou uma vertente cultural. “Ser beneficiado com isso é saber entregar, o que vai entregar, entregar algo legal, que estimule as pessoas e que seja uma expressão artística”, destaca.

Ele enfatiza que esses editais, de modo geral, permitem que os projetos patrocinados não tenham apenas um cunho lucrativo, sendo importante que haja um retorno para o público. Ao falar sobre a contribuição disso para a sociedade, o produtor cultural reitera que a cultura é uma ferramenta de transformação. Além disso, Marcelo afirma que ela proporciona educação, debates e outras visões de mundo. 

“A gente teve um governo de quatro anos que não olhou para isso e está tudo em pedaços. Foi preciso muita resistência durante a pandemia e durante esse governo de Bolsonaro para tentar continuar fazendo cultura no Brasil”, critica. 

Serviço

Edital do Basa: inscrições até o dia 30/12/2022.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail: lei.incentivocultura@basa.com.br, para pessoas físicas e jurídicas. O edital está disponível no site institucional www.bancoamazonia.com.br. O resultado também será comunicado via site institucional do Basa.

Por Isabella Cordeiro, com informações da assessoria do Basa (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores