Respeite quem você é para traçar as metas de 2023

Primeiro passo é deixar de se comparar com os outros, indicou a psicóloga Telma Melo

sab, 31/12/2022 - 10:08
Pixabay Pessoa escreve lista de atividades em caderno Pixabay

Chegado o último dia do ano, é hora de planejar os objetivos para 2023. Antes de almejar perder mais da metade do seu peso atual ou bater o recorde de livros lidos em um mês, reflita primeiro sobre a real necessidade para esse tipo de transformação e mergulhe em um processo de autoconhecimento. 

Se você já planeja 2023, certamente planejou 2022 e pode ter se frustrado por abandonar algumas metas no meio do caminho. Para lidar com essa angústia, a psicóloga e vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco, Telma Melo, aconselha que você seja menos tirano consigo e enxergue o que foi conquistado ao invés de se prender ao que não conseguiu. 

Motivação para boas mudanças

Esses períodos que carregam um significado de renovação de ciclos podem ser bons quando a busca pela qualidade de vida é priorizada e adaptada a sua realidade. "É uma forma de poder tá renovando a possibilidade de mudanças e transformação. O problema ocorre quando você coloca o peso dessa passagem para a sua mudança, quando na verdade, a mudança mais consistente vem de dentro para fora. É um processo gradual. A mudança tende a ser mais duradoura quanto mais pé no chão for”, pontuou. 

Não se compare à "perfeição" das redes sociais

As próprias tribulações do dia a dia interferem nesse processo. Um dos pontos fundamentais são as redes sociais, que forçam uma comparação desleal entre sua vida e vidas fakes. “As redes sociais têm aquela coisa das pessoas perfeitas, que são ricas, bonitas, magras, superinteligentes, cheio de amigos. Então, você começa muito a se comparar com os outros. Então, a meta precisa tá de acordo com o que são necessidades e parâmetros da própria pessoa. Ao invés de tá olhando para fora, observando os padrões, pode exercitar o autoconhecimento”, orientou Telma. 

Não adianta começar uma dieta restritiva e, pouco tempo depois, recuperar o dobro do peso que tinha antes. Como também não faz sentido ler pilhas de livros se você não consegue interpretar os enredos. Então, busque trabalhar nas próprias angústias que distanciam você dos seus objetivos.  



Respeite as etapas do processo

Iniciado o processo de autoconhecimento, se apoie em metas plausíveis e crescentes, sendo complacente consigo e respeitando cada passo até a realização. Além do impulso da motivação, tente manter a disciplina e a repetição, sempre tratando com humildade seu atual estágio e compreendendo o que suas condições permitem. A chave é a persistência.  

COMENTÁRIOS dos leitores