Americano é preso por vandalizar igreja em Jerusalém

Uma estátua de madeira de Jesus foi derrubada e danificada na Igreja da Condenação

qui, 02/02/2023 - 10:12
AHMAD GHARABLI A Igreja da Condenação, onde os cristãos acreditam que Jesus foi açoitado e condenado à morte, depois de ter sido vandalizada, em 2 de fevereiro de 2023 na Cidade Velha de Jerusalém AHMAD GHARABLI

Um americano foi preso nesta quinta-feira (2) por vandalizar uma igreja na Cidade Velha de Jerusalém, disse a polícia israelense.

O suspeito foi detido depois que uma estátua de madeira de Jesus foi derrubada e danificada na Igreja da Condenação, onde os cristãos acreditam que Jesus foi açoitado e condenado à morte.

"O suspeito preso é um turista americano na casa dos quarenta anos, que vandalizou e quebrou uma estátua na igreja", disse um comunicado da polícia, explicando que sua saúde mental está sendo avaliada.

Majid al-Rishq, o guarda que prendeu o réu, o descreveu como um judeu armado com um martelo.

"Ele começou a bater na estátua de Cristo na Igreja da Condenação. (...) Consegui agarrá-lo e puxá-lo para longe, mas ele derrubou a estátua e a quebrou", disse Rishq à AFP.

A estátua de madeira foi levada da Espanha para Jerusalém em 1912, conta Eugenio Alliata, diretor do Museu Arqueológico SBF, que reúne objetos da Terra Santa.

A Cidade Velha está localizada em Jerusalém Oriental, anexada por Israel, e abriga locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos.

A Igreja da Condenação está localizada na Via Dolorosa, que segundo os cristãos marca o caminho que Jesus percorreu antes de sua crucificação.

COMENTÁRIOS dos leitores