Dia Nacional da Mamografia: onde, como e por que fazer

Exame auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama e pode salvar vidas. Dia 5 de fevereiro, no Brasil, visa conscientizar população sobre os benefícios da mamografia

por Vitória Silva dom, 05/02/2023 - 16:18
Unsplash Realização do exame de mamografia Unsplash

No Brasil, o dia 5 de fevereiro é reservado para a conscientização sobre o cuidado com as mamas e a importância da regularidade dos exames de rotina. O Dia Nacional da Mamografia, estabelecido pelo Ministério da Saúde, está previsto na Lei nº 11.695/2008 e geralmente é marcado por campanhas em todo o país.

A celebração este ano se torna ainda mais simbólica após o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgar as novas estimativas do câncer, com projeção até 2025: 704 mil casos por ano, sendo o mais comum, entre as mulheres, o câncer de mama. 

A mamografia, apesar de ser um exame amplamente conhecido, ainda é alvo de muitas informações falsas ou sinônimo de receio e desconforto para os pacientes. A radiografia, porém, é apenas um “exame radiológico das mamas capaz de detectar precocemente o câncer de mama”.

“Ela deve ser realizada em todas as mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos e, em alguns casos, devemos antecipar seu início em mulheres de alto risco”, explica a mastologista Carol Vasconcelos, do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), entrevistada pelo LeiaJá

Estima-se que de uma a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida. Realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista permite que 95% dos casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura.  

O exame, porém, não deve ser confundido com a ultrassom mamária. A ultrassonografia da mama é um exame de imagem que permite detectar lesões presentes nas mamas, especialmente nas mamas mais jovens e densas. Com o exame é possível visualizar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário e outras alterações. A mamografia é um tipo específico de radiografia que possibilita a identificação precoce de alterações nas mamas como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos. 

Perguntas frequentes sobre a mamografia 

– Com a palavra, a mastologista Carol Vasconcelos, do HCP

O exame é doloroso?  

Alguns pacientes sentem desconforto pela compressão das mamas, mas ela é passageira e dura poucos minutos. O ideal é sempre realizar o exame 5 a 10 dias após o término da menstruação, quando as mamas estão menos inchadas, causando menos desconforto.  

O exame de mamografia causa câncer? 

O risco de câncer radioinduzido é baixíssimo e não se sobrepõe aos benefícios do diagnóstico precoce.  

Do que se trata o exame de rastreamento? 

Também chamado prevenção secundária, no exame de rastreio objetiva-se detectar precocemente o câncer de mama, quando ele ainda é assintomático . 

A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama? 

Sim, um dos benefícios da amamentação é a diminuição no risco de câncer de mama. A mulher que amamenta por um ano tem redução de 4% no risco de câncer de mama.  

Qual a importância do Dia Nacional da Mamografia? O Brasil ainda é negligente com a saúde das mamas? 

A mamografia ainda é o único exame que consegue reduzir o risco de morte pela doença em torno de 30%, sendo de extrema importância campanhas que estimulem sua realização. Os números apontam uma queda de 46% na realização dos exames de mamografia no período da pandemia. A cobertura de mamografias no Brasil ainda está muito abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 

Segundo levantamento da SBM, em 2021, a cobertura média foi de 20%. Além de deficiência de políticas públicas de saúde, a má distribuição dos mamógrafos, se concentrando principalmente nos grandes centros, são motivos para baixa cobertura de exames no país.  

Quem tem prótese de silicone pode fazer mamografia? 

Sim, com certeza. Toda mulher com próteses mamárias, seja por estética ou após uma reconstrução, deve realizar a mamografia conforme orientação do seu médico mastologista.  

O autoexame substitui a mamografia?  

De maneira alguma. O objetivo do rastreio mamográfico é a detecção precoce do câncer, quando a paciente é assintomática e não palpa nada nas mamas. Identificar lesões em estágio inicial aumenta as chances de cura em mais de 95%. O autoexame tem sua importância para a mulher conhecer o próprio corpo e antecipar a consulta em caso de alguma alteração.  

Qual a idade recomendada para fazer a primeira mamografia? 

Segundo a SBM, Febrasgo e CBR a mamografia deve ser realizada em todas as mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos e de forma anual. Em casos de pacientes de alto risco (exemplo: mulheres com parentes com câncer de mama ou ovário em idades mais precoces), deve-se iniciar mais cedo, geralmente a partir dos 30 anos.  

Quem cuida da mama é o ginecologista ou mastologista? 

Os dois estão aptos a realizar anamnese, o exame físico das mamas, além de solicitar os exames de rotina. Porém, em casos de alteração nos exames, o ideal é procurar o mastologista para diagnóstico e conduta adequadas 

O câncer de mama 

Pela descrição do Inca, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

COMENTÁRIOS dos leitores