Turquia: bebês órfãos são resgatados em avião presidencial
Imagens mostram as crianças, que foram encontradas sozinhas, sendo transportadas para a capital
Após o terremoto que vitimou milhares de turcos e sírios, na última segunda-feira (6), 16 bebês órfãos que foram salvos e retirados com vida dos escombros, após a catástrofe, foram transportados em segurança para Ancara, capital turca, no avião presidencial da Turquia.
A aeronave, geralmente usada pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, foi reservada para ajudar em atividades relacionadas às urgências do terremoto, incluindo transporte de vítimas, de equipes médicas e de insumos para as regiões abaladas pelo tremor de magnitude 7,8. Os 16 bebês que estavam a bordo do voo foram encontrados sozinhos nas zonas de terremoto.
O transporte dos bebês foi divulgado nas redes sociais da ministra da Família e dos Serviços Sociais da Turquia, Derya Yanık. "Pegamos 16 bebês lindos, de 0 a 1 ano, desacompanhados e desamparados, e os transportamos de Kahramanmaraş para Ancara. A saúde geral de nossas crianças é muito boa. Após os primeiros cuidados, serão atendidos em nossas instituições", escreveu.
A primeira-dama da Turquia, Emine Erdoğan, também usou o Twitter para falar sobre os bebês resgatados. "A boa saúde de 16 vítimas do terremoto, que foram transportadas de Kahramanmaraş para Ancara pelo avião presidencial por instrução de nosso presidente, renovou um pouco nossas esperanças. Eles estão nas mãos seguras do nosso estado", disse.