Dia da tuberculose alerta para aumento global de casos

O dia 24 de março foi escolhido pela OMS para reforçar o combate à doença. No Brasil, o tratamento é feito de forma gratuita pelo SUS

sex, 24/03/2023 - 09:26
Agecom Bahia/Arquivo Médica avalia exame de paciente com quadro suspeito Agecom Bahia/Arquivo

O dia 24 de março foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da Tuberculose. A doença infecciosa considerada a mais mortal do mundo até o surgimento da Covid-19 tem o Brasil como um dos países com maior carga. 

O biomédico Jailton Lobo alertou para o alto índice de transmissibilidade da doença. "Embora seja uma doença muito antiga, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo. Todos os dias, mais de 4000 pessoas perdem a vida como consequência da tuberculose e cerca de 30.000 são infectados por esta doença que pode ser evitável e curável", apontou. 

O relatório da OMS publicado no ano passado apresentou um aumento de 4,5% no número de diagnósticos entre 2021 e 2020. Há cerca de dois anos, 10,6 milhões de pessoas contraíram tuberculose no mundo e 1,6 milhão de pessoas vieram a óbito. 

No Brasil, a doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública. O país ocupa a 20ª posição entre os que têm maior carga. "No Brasil, a doença é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose", destacou o microbiologista. 



Tratamento pelo SUS

A tuberculose é causada por bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Geralmente, ela afeta os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos, inclusive o sistema nervoso. Seu principal sintoma, no quadro pulmonar, é a tosse com ou sem secreções. Também é comum que o paciente tenha febre vespertina, sudorese noturna e perca peso. 

Lobo recomenda que, ao surgimento desses sintomas, a pessoa com suspeita busque a unidade de saúde mais próxima para investigar a ocorrência da infecção. Após o resultado positivo, o tratamento é feito através do Sistema Único de Saúde (SUS) em um esquema de seis meses.   

"O paciente precisa seguir o tratamento à risca, pois, caso contrário, a doença pode se tornar resistente aos remédios e se espalhar para outros órgãos e sistemas do corpo", advertiu o biomédico. 

LeiaJá também:

--> A luta contra a tuberculose, vítima colateral da Covid-19

--> Pandemia reduz avanços no combate à tuberculose

--> Número de mortos por tuberculose aumenta com pandemia

COMENTÁRIOS dos leitores