UBS atende 80% das demandas clínicas, garante médica

Porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) nos municípios brasileiros, a unidade básica oferece assistência integral, mas ainda enfrenta problemas de infraestrutura e falta de investimento

seg, 10/04/2023 - 15:15
OPAS Cartaz de divulgação do Dia Mundial da Saúde de 2023, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) OPAS

No dia 7 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1948. A comemoração é uma oportunidade para estimular a criação de políticas voltadas para a área da saúde. A cada ano, um tema é adotado. As temáticas refletem os problemas relacionados à saúde. O tema deste ano é "Saúde Para Todos". 

Em Belém, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) garantem o atendimento gratuito nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os serviços são consultas médicas, injeções, curativos, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, entre outros.

De acordo com a médica Camila Castro, professora e médica da família e comunidades, as UBSs funcionam como porta de entrada, o primeiro acesso que o paciente tem ao Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso é direito de todo cidadão brasileiro e estrangeiro que esteja no território nacional, a partir das regulamentações de instituição do SUS em 1988.

A médica explica que as UBSs são complexas e resolutivas, ou seja, oferecem uma assistência integral, coordenada e promovem o acesso à saúde. "80% das demandas clínicas podem ser resolvidas nos postos de saúde e sem necessidade de encaminhamento", acrescenta Camila.

Aluna de Medicina do 9º período, Joyce Leão já teve a experiência de atender nos postos de saúde. "Os alunos aplicam os ensinos teóricos na prática. Atendemos primeiramente acompanhando os professores e residentes. Conforme a prática e o avançar no curso, ganharemos autonomia, chegando ao ponto de atender sozinhos", diz Joyce. A aluna destaca que os atendimentos também podem ser feitos em domicílio, o que permite que aqueles com limitação física recebam atenção médica.

O paciente Eduardo Silva, em contrapartida, diz que é necessário um investimento nos postos e nos equipamentos para atender melhor o público e auxiliar os médicos. "Infelizmente, o atendimento é bastante precário, a infraestrutura deixa a desejar e a equipe médica é reduzida, o que deixa o atendimento demorado", diz. Ainda assim, Eduardo reconhece a necessidade de ter um posto de saúde por perto.

Segundo Joyce Leão, em anos anteriores, no dia 7 de abril, já foram organizados mutirões de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, em Belém, com o objetivo de estabelecer um contato mais próximo com a população.  

UBS fluvial

Em janeiro de 2022, Belém passou a contar com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Camillo Vianna. A embarcação foi toda preparada para levar à população da região das ilhas de Belém atendimento em atenção básica à saúde, serviços odontológicos, vacinação, clínica geral, assistência psicológica, exames PCCU (preventivo do câncer do colo do útero), exame de raios-x e rastreamento de doenças como tuberculose, hanseníase e HIV.

A unidade fluvial faz parte Projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A UBS fluvial atende os ribeirinhos de 12 ilhas, no entorno da capital, Mosqueiro, Cotijuba, Icoaraci e Outeiro.

A UBS fluvial leva o nome de um dos mais renomados médicos e ambientalistas e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), reconhecido internacionalmente: Camillo Vianna. Ele foi pioneiro no atendimento humanizado à população ribeirinha.

Por Heloisa Calderaro e Victor Sampaio, com informações da Agência Belém (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).   

 

COMENTÁRIOS dos leitores