Lar Paulo de Tarso: incêndio foi causado por pane elétrica

Imagens das câmeras de segurança do abrigo foram analisadas e mostram o eletrodoméstico em chamas por volta das 3h41

por Vitória Silva seg, 17/04/2023 - 16:09
Cortesia Área ao redor do Lar Paulo de Tarso foi isolada após incêndio Cortesia

Na manhã desta segunda-feira (17), agentes do Instituto de Criminalista (IC) realizaram uma nova perícia no Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife. O local foi vítima de um incêndio de grande porte na madrugada da última sexta-feira (14) e já havia passado por uma perícia da Defesa Civil da Capital e pela vistoria do Corpo de Bombeiros. De acordo com a nova perícia, a causa foi uma pane elétrica em um dos ventiladores da casa. Imagens das câmeras de segurança do abrigo foram analisadas. 

No registro de vigilância, os peritos observaram o equipamento em chamas e um “clarão” por volta das 3h41 da sexta-feira (14). “Estamos convictos de que não houve um incêndio criminoso. O que aconteceu foi uma pane elétrica em um ventilador que estava na parede da sala. Essa tese será reforçada nos laudos”, disse o perito Fernando Luiz, do Instituto de criminalística. Segundo o profissional, os resquícios do ventilador foram recolhidos para análise. 

Residiam no lar 17 pessoas, sendo duas cuidadoras e 15 crianças, com idades entre dois e 11 anos. O lar Paulo de Tarso é filantrópico e tem como base a doutrina espírita. Lá, são acolhidas crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade e que aguardam voltar para suas famílias ou a inserção de novas famílias, através do processo de adoção. 

No incidente, morreram quatro pessoas; três crianças e a cuidadora Margareth Silva. Cinco pessoas (quatro crianças e uma outra cuidadora) estão em atendimento no Hospital Geral de Areias, no Recife, em situação estável. Duas crianças estão no Brites, em Olinda, em estado grave; e outras seis crianças, no HR, também em estado grave. 

LeiaJá também

- - > 'Vítimas do incêndio vão para novo lar após alta médica'

- 'Incêndio: 'Fiz o que eu pude para salvá-las', diz vizinho'

- ''Dor que rasga o coração', diz diretor de abrigo no Recife'

COMENTÁRIOS dos leitores