Shopping de Osasco reabre dois meses após desabamento

A prefeitura de Osasco autorizou a reabertura parcial do empreendimento, que teve o alvará de funcionamento cassado após parte do teto do shopping ceder no último 8 de março

sex, 12/05/2023 - 11:30

O Osasco Plaza Shopping, centro comercial na Grande São Paulo, voltará a funcionar nesta sexta-feira (12) depois de ficar interditado por pouco mais de dois meses. A prefeitura de Osasco autorizou a reabertura parcial do empreendimento, que teve o alvará de funcionamento cassado após parte do teto do shopping ceder no último 8 de março.

De acordo com o Osasco Plaza Shopping, áreas internas do prédio ainda estão vetadas e isoladas para a conclusão de reparos, e o funcionamento das lojas vai depender da disponibilidade de cada comerciante. O horário de abertura e fechamento do local continuará de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 20h.

Ainda segundo a administração do empreendimento, o Osasco Plaza Shopping passou por uma avaliação estrutural de engenharia enquanto esteve fechado, e recebeu autorização para operar parcialmente. "Após inspeções minuciosas que constataram a segurança da estrutura, todas as licenças necessárias referentes à reabertura foram obtidas junto aos órgãos competentes", disse o shopping em nota.

"A partir da documentação apresentada pelo shopping e após vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros, o estabelecimento foi parcialmente desinterditado", disse a prefeitura de Osasco por meio de nota. "O local onde houve o desabamento da laje permanecerá cercado e sinalizado para impedir o acesso dos frequentadores ou de lojistas", disse a administração.

O shopping foi interditado no mesmo dia em que parte do teto do prédio cedeu sobre a praça de alimentação. Ninguém ficou ferido. Mas, como a laje funcionava como estacionamento, três veículos caíram com o desabamento. Minutos antes de a estrutura ceder, funcionários do local já tinham isolado a área por causa de um vazamento de água que escorria pelo teto.

Os laudos periciais indicam que a queda ocorreu devido a um rompimento de um parafuso, provocado por sobrecarga e oxidação da estrutura que já havia passado por reparos anteriormente.

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado (SSP-SP), o caso segue em investigação pelo 5° DP de Osasco. As autoridades policiais enviaram uma carta precatória à Polícia Civil do Paraná, onde o engenheiro responsável pela obra mora, e ainda aguardam um retorno.

Gerente de uma loja de artigos religiosos no shopping, Priscila Tondelo afirmou à reportagem que não se sente segura de voltar a trabalhar nas atuais condições do centro comercial. "Seguro ninguém está, mas temos que seguir em frente. Se eles disseram que está tudo certo, então vamos trabalhar. Porque (ficar) fechado é prejuízo", disse a comerciante.

À reportagem, o Osasco Plaza Shopping informou que, durante o período em que o espaço ficou de portas fechadas, a administração do local suspendeu as cobranças de aluguel e condomínio dos comerciantes e disse que "está apoiando os lojistas nas questões do seguro".

Há 27 anos, o mesmo shopping foi palco de uma tragédia. Em 1996, na véspera do Dia dos Namorados, uma explosão provocada por um vazamento de gás matou 42 pessoas e feriu 372. O contato do gás que passava na tubulação abaixo do piso da praça de alimentação com uma faísca fez explodir parte do prédio.

COMENTÁRIOS dos leitores