Conheça os sete requisitos para doar sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, autoridades alertam que em dias de temperaturas mais frias há uma queda acentuada no número de doações

por Camily Maciel qua, 14/06/2023 - 20:08
Freepik/ prostooleh Freepik/ prostooleh

Hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é ressaltar a importância de doar sangue. Esse período de sensibilização coincide com uma das temporadas de maior necessidade de estímulo às doenças, que é a chegada do inverno. Isso porque, na estação, há uma queda acentuada no número de doadores, em razão das temperaturas mais frias e das doenças respiratórias típicas. Doar sangue é um gesto simples que pode salvar até quatro vidas.

Para fazer parte dessa corrente de solidariedade, a pessoa deve atender a alguns requisitos, como indica o Ministério da Saúde. Também é recomendado estimular campanhas para a doação de sangue, para a manutenção dos estoques dos bancos em nível de segurança e outras recomendações. Confira a seguir os sete requisitos para doar: 

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 devem possuir consentimento formal do responsável legal); 

Pessoas com idade entre 60 e 69 só poderão doar sangue se já tiverem feito antes dos 60 anos; 

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto; 

Pesar no mínimo 50 kg; 

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; 

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue; 

Caso seja após o almoço, aguardar duas horas. 

Doação de sangue para pacientes doentes 

O ato de doar sangue é crucial para pacientes com doença renal crônica. Isso porque as doações auxiliam no tratamento da anemia, uma condição característica da doença, e permitem o transplante de rim com segurança.

O combate ao câncer também se beneficia da doação de sangue. A inovação no clássico tripé de enfrentamento da doença, que inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, reduz o volume de células cancerosas e pode remover completamente o tumor. Como uma das principais formas de tratamento, a cirurgia é necessária em 70% dos casos. A operação é complexa e depende da disponibilidade de bolsas de sangue para sua realização. O tratamento do câncer está na própria transfusão sanguínea e é essencial para pacientes com leucemias.  

Pesquisas 

De acordo com um levantamento do Observatório de Oncologia, ela costuma ser indicada para dez mil pacientes a cada ano no Brasil.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil, esse número demonstra preocupação, pois não chega a 2%, segundo o Ministério da Saúde. O total é ainda mais alarmante quando comparado ao número de pessoas que necessitam de transfusão de sangue no país - cerca de três milhões de brasileiros.  

COMENTÁRIOS dos leitores