Finanças para casais: confira cinco dicas de organização

Com menos de uma semana para a chegada do mês de agosto, a consultora financeira Thamires Costa revela etapas para os dois fazerem e planejarem juntos

por Camily Maciel qua, 26/07/2023 - 17:27
PxHere/Q000024 PxHere/Q000024

Com menos de uma semana para a chegada do mês de agosto, os casais quando estão em um nível mais sério, geralmente, planejam e colocam as metas e orçamentos no papel para os próximos seis meses. Porém, nem todos colocam isso em prática e geram dois dos grandes problemas – a comunicação e o planejamento.

Confira a seguir, cinco dicas de organização financeira para casais com a consultora financeira e profissional destaque em primeiro lugar do Prêmio Melhores do Ano 2022/23 na categoria Consultoria Financeira na cidade de Guarulhos, Thamires Costa. 

Entender qual a renda da casa: Somar a renda dos dois e entender qual é a renda efetiva da casa, vai ajudar a trazer clareza para o orçamento financeiro, visto que sem isso eles não seriam capazes de saber o quanto ganham juntos. 

Dividir as despesas de acordo com a renda familiar: Não ficar acusando o cônjuge de quem ganha mais ou menos, mas somar forças para juntos terem um potencial de despesas e saber exatamente para onde direcionar o dinheiro para cada despesa. 

Reservar um valor individual para cada um: Sabemos que cada pessoa tem suas próprias necessidades e metas individuais, mesmo sendo um casal, saber respeitar o que cada um precisa é essencial para o sucesso da organização financeira, sendo assim, o ideal é que cada um tenha um valor mensal para usar com o que fizer sentido pra ele. 

Fazer uma reserva de segurança: A reserva de segurança fará com que o casal evite brigas porque estarão amparados por ela caso um dos dois fique desempregado ou tenha uma intercorrência de saúde. 

Ter parceria e metas juntos: A organização financeira fluirá muito melhor se ambos forem parceiros e se apoiarem para realizarem as metas do casal e nunca esquecer do que os uniu, o dinheiro é um acelerador de sonhos quando multiplicado. 

Pesquisa 

Um levantamento feito pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 58% dos brasileiros não se consideram financeiramente organizados. Além disso, um estudo nos Estados Unidos mostrou que pelo menos 20% dos casais americanos escondem ou já esconderam algo relacionado a finanças de seus parceiros. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores