Quais os tipos de açúcar mais saudáveis para o consumo?

Enquanto alguns tipos preservam os nutrientes e minerais, outros podem trazer riscos à saúde

ter, 01/08/2023 - 08:00
UNICA/Flickr Cubos de açúcar UNICA/Flickr

O açúcar é um ingrediente básico em muitas receitas culinárias, tendo diversas apresentações e opções disponíveis no mercado, no entanto, há ressalvas quando o assunto é saúde. Sendo assim, o LeiaJá conversou com um especialista para saber se existe um tipo de açúcar mais saudável e quais os cuidados que as pessoas devem ter quando forem consumir.

Ao compararmos os tipos de açúcar mais conhecidos por quem está acostumado a realizar compras nos mercados, o nutricionista Mateus Silva afirmou que "se faz necessário saber se o alimento contribui ou não com a sua saúde".

"É importante destacar que nem todo açúcar é igual ao outro, e infelizmente isso ainda não é entendido pelas pessoas, por isso a população o consome sem saber os riscos que aquele alimento traz para a sua saúde. Porém, algumas versões, como o mascavo e o melado, passam por menos processos químicos, e isso tende a preservar seus nutrientes e minerais. Já o refinado, é altamente processado, e não oferece benefícios para a saúde", afirmou.

Para o especialista o açúcar branco refinado pode ser considerado como "o grande vilão da dieta", pois provoca o aumento de gordura no sangue, e quando é consumido em excesso, facilita o aparecimento da diabetes, o surgimento da hipertensão e o enfraquecimento dos ossos.

"Qualquer açúcar consumido em excesso pode causar problemas, por isso não defendo totalmente o açúcar mascavo, mesmo ele sendo uma alternativa mais saudável. Porém, ainda que não haja um açúcar totalmente saudável, os maiores perigos encontram-se no tipo branco refinado", destacou.

"Não existem dúvidas que ele é o pior de todos, principalmente por passar por diversos processos químicos para ficar branco. É importante dizer que as etapas realizadas na indústria, fazem com ele perca os nutrientes. Então, ele deve ser usado com bastante cautela, e não pode fazer parte da dieta de uma pessoa que tem o objetivo de perder peso", completou.

Além dos problemas destacados, vale ressaltar que muitos alimentos industrializados e bebidas açucaradas contêm açúcar adicionado, o que pode tornar o consumo excessivo ainda mais prejudicial. Por isso, Mateus Silva recomenda às pessoas que leiam os rótulos dos alimentos e bebidas, optando sempre em escolherem os que têm pouco ou nenhum açúcar adicionado.

Outro açúcar considerado "perigoso" pelo especialista é o cristal. Esse tipo é retirado do caldo da cana que passa por purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem, sendo assim, perde-se 90% de suas vitaminas e minerais.

Ainda segundo o nutricionista, "diante de todas as opções oferecidas no mercado, o açúcar mascavo deve ser o escolhido pelos consumidores", pois é o menos refinado e o que "contém mais nutrientes", em comparação aos demais. Além disso, é rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. 

"Mesmo ele passando por mínimos processos de branqueamento, consegue preservar os mesmos nutrientes da sua matéria-prima", afirma. 

Veja outros tipos de açúcar mais saudáveis: 

Orgânico 

Não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo processo de refinação que o açúcar cristal e o branco refinado, sendo assim consegue manter mais vitaminas.

Durante a sua produção, as quantidades naturais de frutose, glucose e sacarose são mantidas, deixando ele mais natural e nutritivo. Além de não conter produtos químicos e não utilizar agrotóxico em seu cultivo.

Açúcar de coco

Feito a partir da seiva dos botões das flores do coqueiro, ele tem uma cor marrom e um delicado sabor de melaço, podendo ser utilizado em receitas, substituindo o açúcar branco refinado.  Ele está se tornando cada vez mais popular, por ter um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar branco, o que significa que ele não causará um aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Durante sua produção, optam em preservar as vitaminas e os minerais, como potássio, magnésio, zinco, ferro, vitaminas B1, B2, B3 e B6. 

Light 

É o resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. Mesmo não sendo o mais recomendado pelos nutricionistas, ele é considerado menos calórico, porém tem menor sabor. Por isso, é preciso ter cuidados para não o utilizá-lo em grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

Açúcar de beterraba   

Ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, esse tipo é bastante consumido nos Estados Unidos. É conhecido por ser mais nutritivo e por preservar suas vitaminas e minerais durante o processo de sua produção. É uma alternativa para as receitas do dia a dia: adoçar bebidas, caldas, bolos e sobremesas em geral. No entanto, o sabor costuma ser mais terroso e menos doce do que o branco refinado. Por isso, a recomendação médica é tomar cuidado no momento que for inseri-lo na dieta.

COMENTÁRIOS dos leitores