Dia da Gestante: como cuidar da pele sem afetar o bebê?

A gravidez gera mudanças e necessita que os cuidados em todas as fases para permanecer saudável não sejam deixados de lado

por Camily Maciel ter, 15/08/2023 - 16:43
Freepik/margarita88 Freepik/margarita88

Na gravidez, a pele passa por mudanças e necessita de cuidados em todas as fases, para permanecer saudável. Entretanto, após o nascimento do bebê, o corpo enfrenta outra transformação para a amamentação. No Dia da Gestante, o LeiaJá traz dicas importantes para a futura mãe seguir se cuidando.

Mas como continuar com os cuidados da pele sem prejudicar o bebê? Essa preocupação é justa, pois alguns dermocosméticos, quando aplicados na pele sem a recomendação de um especialista, podem ser absorvidos até pela corrente sanguínea - o que pode trazer problemas à saúde do feto.

A opção por produtos indicados por dermatologistas permite que a tríade de cuidados, que envolve a higienização, hidratação e fotoproteção siga sendo feita. 

Confira a seguir, três dicas de ações e cuidados rápidos da médica Juliana Santoro, especialista em dermatologia estética. 

Hidrate a pele após o banho: A hidratação, além de ser fundamental para a saúde e a qualidade da pele, previne e reduz o surgimento de estrias. Vale ressaltar que gestantes devem evitar produtos com alta concentração de ureia e ácido salicílico.  

Aplique protetor solar: A gestação é um momento extremamente hormonal, o que pode favorecer o aparecimento do Melasma, então para evitá-lo e proteger a pele da incidência solar, opte por utilizar protetores solares inorgânicos pela manhã e reaplique pelo menos mais duas vezes ao dia.  

Evite produtos à base de Silício Orgânico: Este componente está muito presente em cosméticos capilares pois trata a queda de cabelo, mas se usado durante a gravidez, pode oferecer risco à saúde do bebê.

COMENTÁRIOS dos leitores