Sindmetro-PE protesta em frente ao Palácio do Planalto

Os metroviários foram a Brasília para pressionar o governo federal a retirar o metrô do serviço do Plano Nacional de Desestatização (PND)

qui, 17/08/2023 - 11:25
Divulgação/Sindmetro-PE Metroviários mobilizados com faixas e cartazes no Distrito Federal Divulgação/Sindmetro-PE

Na manhã desta quinta (17), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) se reuniu com bases sindicais de outros estados em um protesto em frente ao Palácio do Planalto, no Distrito Federal, para cobrar a permanência da administração federal do metrô.  

Em seu 15º dia de greve, mais de 100 trabalhadores participaram da caravana a Brasília para reivindicar a retirada do metrô do Recife do Plano Nacional de Desestatização (PND). Outra demanda da categoria é a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, com reajuste de 7% no salário. 

"Estamos nos mobilizando, continuaremos lutando. Durante a época de campanha, o presidente Lula se comprometeu com essa categoria, para a retirada da CBTU do Plano de Desestatização e por mais investimentos no Metrô do Recife. Mas, infelizmente, Lula segue a ideia do governo Bolsonaro e avança com essa ideia de entregar a CBTU nas mãos dos empresários. Não iremos deixar", informou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.  

LeiaJá também

--> Rui Costa afirma que vai incluir MetroRec no Novo PAC

--> TRT-6 condena Sindmetro-PE a pagar multa diária

Luiz ainda salientou que o Governo Lula foi eleito pelos trabalhadores e não pela classe empresarial. "Queremos um metrô público, estatal federal e de qualidade para as pessoas. Precisamos de investimentos no Metrô e só Governo Federal tem o aporte necessário para entregar as melhorias necessárias no sistema", avaliou. 

COMENTÁRIOS dos leitores