Avenida Caxangá é bloqueada por protesto nesta quinta

Manifestantes atearam fogo em pneus e impedem a passagem de motoristas no sentido Centro da via

qui, 31/08/2023 - 08:41
Jorge Cosme/LeiaJá Imagens Pneus queimados na avenida bloqueiam o trânsito Jorge Cosme/LeiaJá Imagens

Na manhã desta quinta (31), um protesto bloqueia o trânsito no sentido Recife da Avenida Caxangá, próximo à entrada do Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Os ônibus estão parados na via, ao lado do Compaz Miguel Arraes.

A equipe da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou um desvio. Os motoristas que estão na Rua José Osório devem seguir pela Rua Dr. Sabino Pinho em direção ao subúrbio e quem está no sentido Centro deve seguir pela Rua Gregório Junior.

A manifestação dos moradores da comunidade do Cardoso, na Zona Oeste do Recife, reclama da atuação truculenta da Polícia Militar (PM). Um vendedor de água identificado como Rafael Queiroz Alves teria sido vítima de uma prisão em flagrante forjada, na noite dessa quarta (30), por tráfico de drogas.

"Chegou ontem um bocado de polícia dando no cara, pegou pelo pescoço e ainda mais pegou um saco de drogas dizendo que era dele. Saiu daqui de 22h, chegou na delegacia de 24h30, deram um cacete no homem e quebraram a perna", denunciou Taís Vitória.

Ela relata uma rotina de opressão e diz que a presença dos policiais atormenta a comunidade ao invés garantir a tranquilidade do sentimento de segurança. Invasão aos domicílios, agressão a idosos, ameaça armada em frente a crianças e roubo durante as abordagens são apontadas como condutas recorrentes da PM no Cardoso. "A gente cansou de tudo isso", afirmou Taís. 

O motoboy João Vitor conta que também foi vítima de violência policial na comunidade. "Há alguns meses atrás entraram quatro policiais descaracterizados dentro da minha casa e me forjaram um revólver, querendo me forjar em um homicídio", comentou.

O morador Bruno Albuquerque apontou que os moradores se uniram no protesto e que só vão deixar o local com o alvará de soltura de Rafael. "A gente tá cobrando Justiça. Um policial matou um amigo nosso e não vai ficar por isso mesmo não. A gente vai fechar isso daqui, pode dar cinco horas da tarde, mas se não resolver isso aí a gente vai ficar até o fim", reforçou.

A Polícia Militar foi procurada pela reportagem e se limitou apenas à prisão deontem. Em nota, a corporação pontuou que o jovem teria agredido os policiais, engoliu porções de maconha para evitar o flagrante e chegou a tentar fugir. 

"Ele é investigado por pelo menos dois homicídios e é também suspeito de tráfico de drogas na região. Na hora da captura, que aconteceu na Rua Henry  Koster, na Madalena, ele agrediu policiais numa tentativa, sem êxito, de fugir. Mesmo tendo engolido algumas porções de maconha, ainda foi apreendida com ele quantidade remanescente da droga", apontou em parte do comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores