Carta diz que menino desaparecido há dez anos está morto

Mãe de João Rafael recebeu uma carta dizendo “não chore mais por seu filho”

por Rachel Andrade ter, 05/09/2023 - 16:05
Reprodução/Redes sociais Lorena e seu filho João Rafael, em 2013 Reprodução/Redes sociais

A família de João Rafael dos Santos Kowalski, garoto que desapareceu em agosto de 2013, em Adrianópolis, município da região metropolitana de Curitiba, no Paraná, recebeu uma carta anônima informando que o garoto, que na época de seu desaparecimento tinha 2 anos de idade, está morto. O recado foi endereçado diretamente à mãe deogaroto, Lorena Cristina Conceição, em junho de 2022, segundo apuração do portal Banda B. 

A carta afirma que o garoto foi sequestrado a mando de um empresário morador da cidade, cujo nome foi ocultado, “mas algo deu errado e [o garoto] foi executado, estrangulado, e está enterrado às margens de um rio, nos fundos das casas desse senhor”. O autor ainda orienta que Lorena procure a polícia e chame a TV. 

Carta manuscrita enviada à mãe de João Rafael. Foto: Reprodução

A carta foi encaminhada para o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil. Lorena ainda informou ao portal Banda B que descobriu que o caso havia sido arquivado em 2017. 

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que continua “investigando todos os casos de crianças desaparecidas em aberto”. Perguntada sobre o apontamento do empresário envolvido no caso, a corporação informou que “ele foi investigado na época dos fatos e todas as diligências realizadas. Os suspeitos foram denunciados anonimamente e foi verificado que não possuía indícios.” 

Confira a carta na íntegra abaixo: 

“Olá, sra. É com muita dor no meu coração que escrevo para a senhora essa triste notícia. 

Eu não durmo, passo noites em claro chorando, muitas vezes, e já há alguns anos. Agora, resolvi pôr a boca no mundo. Eu não aguento mais. Fiquei sem falar pelo risco de vida. 

Com muita tristeza, digo: não chore mais pelo seu filho. Ele foi pego por um senhor chamado [nome de um empresário de Adrianópolis], mas algo deu errado e ele foi executado, estrangulado, e está enterrado às margens de um rio, nos fundos das casas desse senhor. Ele tem colaboradores e eles sabem onde estão os restos mortais do seu filho. 

Essa é a mais pura verdade sobre seu filho. Vá na polícia, chame a TV. 

Não chore mais, mãe, pelo seu filho. O João não volta mais. Mais um detalhe: ele foi enterrado envolto em uma manta ou coisa parecida. 

Eu não posso me revelar, mas tudo isso é a mais pura verdade.” 

 

COMENTÁRIOS dos leitores