Neurovendas: especialista dá dicas para atrair clientes

Mari Possidônio explica a abordagem de vendas que se baseia em princípios da neurociência e da psicologia

por Camily Maciel sex, 15/09/2023 - 16:09
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Uma das habilidades dos profissionais, mesmo com o avanço da tecnologia nas empresas, é inovar as formas de conquistar consumidores. Neste 15 de setembro, Dia do Cliente, a treinadora e especialista em Comunicação e Programação Neurolinguística, Mari Possidônio, explica as neurovendas, abordagem de vendas que se baseia em princípios da neurociência e da psicologia.  

Com anos de pesquisas, esse mapa mostra qual parte do cérebro direciona o processo de compra e o objetivo desse estímulo é aumentar as vendas do negócio.

“Para identificar padrões de comportamento cerebral relacionados ao processo de tomada de decisão de compra. Entendendo como o cérebro do consumidor responde a estímulos emocionais e psicológicos, usando a memória, atenção, motivação e recompensa”, afirma Mari.

Os gatilhos mentais identificados pelo autor e psicólogo Robert Cialdini podem ser:  

Reciprocidade: ofereça algo de valor ao cliente primeiro, como informações úteis ou brindes.  

Autoridade: demonstre conhecimento e expertise no campo relacionado ao produto. 

Escassez: Destaque a disponibilidade limitada do produto ou ofertas por tempo limitado.  

Compromisso e Consistência: faça com que o cliente concorde com algo pequeno relacionado ao produto.  

Empatia: mostre compreensão pelas necessidades do cliente.  

Prova Social: Apresente evidências de clientes satisfeitos.  

Contraste: Compare seu produto com outros, destacando suas vantagens específicas.  

Histórias: Conte histórias que ilustram como seu produto resolve problemas.  

Emoção: Conecte-se emocionalmente, mostrando como seu produto melhora a vida do cliente.   

Do ponto de vista da especialista, a inteligência artificial pode analisar grandes volumes de dados do cliente e criar estratégias de personalização altamente eficazes.

“Usando algoritmos, a IA pode prever com precisão o comportamento futuro do consumidor com base em padrões de compra passados e outros dados, os chatbots e assistentes virtuais podem interagir com os clientes instantaneamente em tempo integral, reduzindo os custos operacionais e melhorando a eficiência, permitindo que as equipes de vendas se concentrem em tarefas de maior valor agregado”, finaliza Possidônio.

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