Retinoblastoma: saiba a ação do pediatra frente ao tumor

É uma doença intraocular frequente na infância no qual não tenha sido notada pelos pais por causa do “brilho” no olho

por Camily Maciel seg, 18/09/2023 - 18:18
Freepik/senivpetro Freepik/senivpetro

Nesta segunda-feira (18) é comemorado o Dia Nacional da Conscientização do Retinoblastoma. Essa doença é o tumor intraocular frequente na infância e o pediatra geral tem um papel fundamental no diagnóstico dos tumores oculares, pois pode reconhecer um problema que não tenha sido notado pelos pais por causa do “brilho” no olho da criança. De acordo com o Registro Hospitalar de Câncer Pediátrico da Instituição, o retinoblastoma representa 11,1% de todos os tumores pediátricos.  

O sinal mais avistado é a leucocoria (reflexo do olho de gato), seguido do estrabismo, com isso, ocorrem 75% dos casos nos três primeiros anos de vida. “Pela demora diagnóstica e pelo maior tempo de encaminhamento, encontramos um grande número de pacientes portadores de tumores extraoculares. A análise incluiu o cálculo de frequências absolutas e relativas, bem como o teste exato de Fisher, para a verificação da associação entre variáveis categorias”, disse a pediatra de São Paulo, Tatiana Coelho.  

O diagnóstico precoce é considerado o ponto ápice no tratamento de pacientes com retinoblastoma e os pediatras são capazes de detectar, em uma consulta simples de ambulatório, os sintomas desta doença, possibilitando o encaminhamento precoce a centros especializados. “Com o diagnóstico precoce do retinoblastoma, elevam-se as taxas de cura e se consegue preservar a visão em um grande número de pacientes, minimizando o tratamento e maximizando a qualidade de vida. Cabe a cada um de nós reintegrar esse paciente à sociedade de forma não discriminatória para que exerça sua cidadania de maneira plena como seus pares”, finaliza a pediatra. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores