LeiaJá é finalista do Prêmio Fiepe de Jornalismo

O trabalho "Carolinas: cooper(ativismo) que transforma vidas de mulheres catadoras", assinado pela repórter especial Marília Parente, concorre na categoria "Radiojornalismo/Podcast"

qui, 16/11/2023 - 19:11

Podcast é assinado pela repórter especial Marília Parente. (Júlio Gomes/LeiaJá)

O LeiaJá é finalista do Prêmio Fiepe de Jornalismo, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O trabalho "Carolinas: cooper(ativismo) que transforma vidas de mulheres catadoras", assinado pela repórter especial Marília Parente, concorre na categoria "Radiojornalismo/Podcast". 

"Carolinas" é um podcast jornalístico que conta histórias de luta e empreendedorismo de mulheres negras, periféricas e catadoras que lideram cooperativas de reciclagem. Revolucionando o mundo dos negócios através do associativismo, elas dão continuidade à história de luta na qual a escritora, poeta e catadora de materiais recicláveis Carolina de Jesus é pioneira. Em quatro episódios, o podcast trechos do diário da escritora com os relatos de vida de Aldilene, Roberta, Claudete e Aline. 

Embed:

Disponível no Spotify, o trabalho foi apurado e produzido por Marília Parente, que também fez a locução e a edição de áudio dos episódios. As artes gráficas do designer José Fernando Siqueira. "As mulheres negras são o motor das cooperativas de reciclagem brasileiras. Diante dos desafios da indústria brasileira na implementação da logística reversa, elas são verdadeiras heroínas na proteção do meio ambiente e na luta pelo bem estar das cidades. Sinto-me contente de poder, através de meu trabalho como jornalista, contibuir para a visibilidade desses modelos de negócio, que carecem de maior atenção do poder público e da iniciativa privada", afirma Marília Parente.

A final do Prêmio Fiepe de Jornalismo está marcada para acontecer no dia 23 de novembro. A cerimônia acontecerá na sede da instituição, na Avenida Cruz Cabugá, Centro do Recife. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores