Segurança: App de transportes só para mulheres chega a RMR

A empresa, que deseja diminuir a insegurança enfrentada pelo público feminino em aplicativos de transporte no país, iniciará o seus serviços de viagens no próximo sábado (19)

por Guilherme Gusmão qui, 14/12/2023 - 18:01
Anderson Nascimento/Flickr Veículos trafegando em avenida no Recife Anderson Nascimento/Flickr

A partir do próximo sábado (19), a população feminina da Região Metropolitana do Recife será contemplada com o início do funcionamento do aplicativo de transportes Lady Driver. Com o objetivo de assegurar o direito de ir e vir com segurança das mulheres, a empresa oferecerá os seus serviços de viagens apenas para motoristas mulheres e passageiras.

Segundo o app, que foi criado em 2017, a sua operação deseja contribuir com a diminuição da insegurança enfrentada pelo público feminino em aplicativos de transporte no país. A empresa afirma que 85% dos clientes que utilizam os serviços são mulheres, no entanto, 97% delas ainda enfrentam assédios, importunações e constrangimento dentro dos veículos de viagens no Brasil.

O Lady Driver, que foi criado por uma brasileira que foi vítima de assédio dentro de um carro, garante que, em seis anos de fundação da startup, nunca foi registrado um incidente envolvendo motorista e passageira em um veículo da operadora. Outro diferencial do app é que a empresa tem a autorização para transportar crianças de 8 a 16 anos e pessoas idosas acima dos 65 anos.

Em situações nas quais a passageira esteja acompanhada por um homem, ele poderá viajar junto, porém terá que desembarcar antes ou na mesma parada da cliente que solicitou o serviço. Não existem restrições para a quantidade de homens, desde que a viagem seja solicitada por mulheres e que respeite a regra máxima de ocupantes no veículo.

A empresa já é consolidada no território nacional, funcionando em mais de 200 cidades, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Fortaleza e Florianópolis. Com o sucesso, o Lady Driver tem planos de expansão internacional.

Veja as regras:   

- A motorista precisa ter cadastro junto ao Detran para pessoas que exercem atividade remunerada. Sendo assim, a profissional precisa ter uma observação EAR na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 

- Os veículos devem ter no máximo 10 anos de uso; 

- CNH com no mínimo dois anos de registro; 

- O download do app para motoristas.

COMENTÁRIOS dos leitores