Verão em PE começa com chuvas e temperaturas mais altas

Presença do El Niño influenciará acumulado de precipitação no início da estação

por Vitória Silva sex, 22/12/2023 - 09:35
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Movimentação na praia de Boa Viagem, no Recife Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

O verão chegou ao Hemisfério Sul na madrugada desta sexta-feira (22), fazendo subir a média das temperaturas em todo o país. Em Pernambuco, a previsão é de que a estação siga uma tendência ao redor do país: início de temporada chuvoso e fim de temporada mais seco, marcado por temperaturas altas. Atualmente, a declinação do sol forma um ângulo de 23,5° e, a partir de agora, os dias devem ser mais longos que as noites. 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o verão no estado é caracterizado por ser a estação mais quente, e as temperaturas máximas podem atingir valores próximos de 40°C no Sertão, próximos de 37°C no Agreste, e próximos de 35°C na Zona da Mata e Litoral – o que inclui a maior parte da Região Metropolitana do Recife. O verão é o período mais chuvoso do Sertão e o menos chuvoso no Agreste, Zona da Mata Sul e Norte, e litoral. 

Ainda segundo a agência, esse ano, devido à ocorrência do fenômeno El Niño, deve ocorrer um maior acumulado de precipitação no início da estação, seguido de um período seco no meio e final da estação, com temperaturas maiores que a média registrada nesse período. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores