Como não exagerar na ceia de Natal? Nutricionista dá dicas

O LeiaJá conversou com o nutricionista Shewthon Weslley, que deu dicas de como respeitar a dieta e se alimentar bem durante a ceia natalina

por Guilherme Gusmão dom, 24/12/2023 - 11:00
Jaque Zattera/Flickr Ceia natalina Jaque Zattera/Flickr

Conhecida por reunir familiares e amigos ao redor de uma mesa farta de alimentos, a ceia de Natal é um momento muito aguardado pelas pessoas que querem aproveitar a variedade de pratos típicos dessa época do ano. No entanto, muitas delas ainda caem em certas tentações e cometem alguns exageros no momento de se alimentarem. Para falar sobre o assunto, o LeiaJá conversou com o nutricionista Shewthon Weslley, que deu dicas de como respeitar a dieta e se alimentar bem durante a ceia natalina.

Para o especialista, o ideal é não exagerar. Mas, caso, a pessoa cometa excessos e apresente, horas após a refeição, algum desconforto abdominal, é importante que seja avaliado o tipo do incômodo, para saber se é algum problema gastrointestinal ou um caso recorrente, despertado no consumo de certos tipos de alimentos. “A gente tem que avaliar quais são esses alimentos que você tem esse desconforto para, assim, evitar o excesso deles. A dica para se alimentar melhor na ceia seria justamente você tentar buscar os alimentos mais naturais possíveis”, aconselhou.

O nutricionista citou o arroz, o frango e a salada como alimentos que podem compor uma refeição mais saudável nessa época do ano. Entretanto, ele afirmou que além do consumo dessas comidas e alguns cuidados, é importante "reduzir as quantidades de doces que têm na ceia".

Já para as pessoas que fazem algum tipo de dieta, Shewthon recomenda duas dicas que incluem substituição de refeições e uma alimentação que contribua para o saciamento.

“A primeira dica é referente a substituição de refeições. Nesse caso, a pessoa que faz dieta deverá fazer o café da manhã normalmente, assim como o almoço e os lanches ao decorrer do dia, porém no período da noite, irá substituir o jantar e a ceia do dia pela ceia do Natal”, explicou o nutricionista ao apontar que também “existem outras possibilidades”.

“A pessoa pode comer normalmente as refeições durante o dia, porém durante o jantar deverá incluir, na refeição, fontes de fibras e lipídios saudáveis. Isso contribuirá para o saciamento, evitando exageros na ceia natalina”, completou.

Lipídios saudáveis, conhecidos também como gorduras saudáveis, são encontrados abundantemente em organismos animais e vegetais e atuam, entre outras funções, como reserva de energia e componentes estruturais. Já as fibras, essenciais para uma dieta saudável, fazem o alimento demorar mais para ser digerido no estômago e ajudam a controlar sua velocidade da absorção no intestino. Elas podem ser encontradas em leguminosas, grãos, vegetais e frutas, como abacate, banana, caju, goiaba e tâmara.

 

COMENTÁRIOS dos leitores