Covid-19: PE registra 1° caso de nova variante da Ômicron

Linhagem JN.1 da Ômicron é considerada uma 'variante de interesse' pela OMS devido a sua transmissão acentuada

qui, 28/12/2023 - 09:30
Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo Profissional da área da saúde realiza teste do Covid-19 Júlio Gomes/LeiaJá/Arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) destaca a importância da vacinação contra Covid-19, após a confirmação da circulação da variante da Ômicron (linhagem JN.1) no Estado, nesta quarta-feira (27). Desde o início de dezembro, a SES-PE recomendou a aplicação de imunização de reforço com a vacina bivalente para pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos com última dose da vacina há mais de 6 meses. Atualmente, a cobertura da vacina bivalente contra Covid-19 está em 15,08%.

A  primeira detecção do genoma pertencente à linhagem JN.1 foi confirmada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/FIOCRUZ-PE), após análise genômica de amostras positivas para o SARS-CoV-2.Trata-se de uma amostra de um residente do Recife (sexo feminino, 49 anos) e coletada no último dia 11 de dezembro.

O Instituto Aggeu Magalhães realizou o processamento de 46 amostras para sequenciamento, dos quais foi possível obter 30 genomas com qualidade. Desses 30 genomas, todos foram identificados como da linhagem e sublinhagens da Ômicron. O total de amostras analisadas são de pessoas provenientes das cidades Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista, Recife e Salgueiro.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a linhagem JN.1 da Ômicron é considerada uma “variante de interesse”, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido a sua transmissão acentuada, porém esta não representa grande risco à saúde pública. A SES-PE seguirá monitorando o cenário epidemiológico para Covid-19, assim como o acompanhamento da circulação de variantes da doença no território pernambucano, em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães.

A Secretaria destaca ainda que as medidas não-farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos da Covid-19 e suas sequelas. Recomenda-se a lavagem frequente das mãos, uso de máscaras se houver sintomas respiratórios e, se possível, que sejam evitadas aglomerações.

DADOS – Em relação aos dados referentes da Semana Epidemiológica SE 51 (17 a 23/12), o número de casos confirmados para Covid-19 foi de 2.468, sendo a taxa de positividade de 26,9%.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores