Vacina infantil da Covid-19 entra no calendário do Recife

O imunizante está disponível para bebês e crianças menores de cinco anos

ter, 02/01/2024 - 11:40
HUGO AQUINO/SESAU Bebê recebe vacina no Recife HUGO AQUINO/SESAU

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) seguiu a atualização do Calendário Nacional de Vacinação Infantil e passou a disponibilizar o imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças dos seis meses aos quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Crianças com menos de um ano e os idosos acima de 80 foram os grupos com mais casos e óbitos da doença em 2023, aponta a pasta. No Recife, mais de 18% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram em crianças na faixa etária de 0 a 9 anos.

Para incentivar a campanha de prevenção ao vírus e fortalecer a resposta imunológica da população infantil, a vacina foi integrada à Caderneta da Criança e pode começar a ser cobrada no momento da matrícula em unidades de ensino ou na busca por serviços de assistência social.

O público com menos de cinco anos segue o esquema de três doses com intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e oito semanas da segunda para a terceira. No Recife, o público total infantil de seis meses a cinco anos é de 115.985 crianças. Destas, 103.651 estão aptas a receber a vacina Pfizer Baby.

-->Confira os locais e os horários de funcionamento dos pontos de vacinação

A pasta destacou que o esquema elaborado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) segue as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

“A incorporação das vacinas contra a Covid-19 no calendário nacional representa um avanço significativo na proteção da saúde das crianças do Recife. Com embasamento técnico-científico e respaldo de órgãos reguladores, essa medida contribuirá para mitigar os impactos da pandemia nesse grupo vulnerável, reforçando o compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população mais jovem”, afirmou a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

COMENTÁRIOS dos leitores