Polícia Civil paralisa atividades por 24h em Pernambuco

Categoria pede melhorias de salário e de condições de trabalho

por Rachel Andrade ter, 23/01/2024 - 21:56
Júlio Gomes/LeiaJá Manifestação dos policiais em frente ao Palácio do Campo das Princesas Júlio Gomes/LeiaJá

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) aprovou, em votação nesta terça-feira (23), uma paralisação de advertência por 24 horas, de todas as operações policiais no estado, a partir das 7h desta quarta-feira (24). A categoria pede reajuste da remuneração, para corrigir a distorção salarial. A principal demanda é que seja repassado o proporcional a 60% do salário dos delegados para a base.

Em conversa com secretários executivos da Casa Civil, o governo propôs uma abertura de mesa de diálogo para o dia 7 de março, para iniciar a negociação das mesas de cada categoria da Polícia Civil. Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, afirmou que a data ainda está aquém do esperado. "Temos que ter cuidado para não dar um passo em falso", disse.

A categoria presente na assembleia não aceitou a proposta da data e aprovou, em votação, uma paralisação de advertência por 24h. "Não se faz nada, não se realiza B.O. daqui até Petrolina", declarou Áureo.  Uma nova assembleia foi marcada para esta quarta-feira (24), às 7h, em frente ao Instituto Médico Legal (IML), no Recife.

Estiveram presentes na manifestação desta terça-feira representantes de diversas categorias da polícia civil, como peritos criminais, médicos legistas, polícia científica, papiloscopista, escrivães e delegados. "Se não valorizar, a polícia vai parar", dizia o grito de guerra dos manifestantes.

Uma segunda passeata deve acontecer no dia 6 de fevereiro, terça-feira antes do carnaval, para deliberar sobre uma possível deflagração de greve e instituição de operação padrão no estado. "A pressão é de todos os lados. Se não tiver negociação, a polícia vai parar", afirmou um dos representantes do sindicato.

O Sinpol não descarta a possibilidade de greve durante as festividades de Momo em Pernambuco. No Recife, a abertura do carnaval acontece no dia 8 de fevereiro.

Segundo Áureo Cisneiros, que tomou posse em novembro do ano passado, ainda não foi travado nenhum diálogo com o governo estadual para tratar a questão. "A gente não está de brincadeira, não”, resumiu Cisneiros, que alegou não ter havido melhorias para a categoria em 2023.

A categoria se reuniu em frente ao Sinpol, ao final da tarde desta terça-feira, para de lá iniciar uma passeata até o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife. Uma assembleia foi realizada em frente à sede do governo, onde houve a votação que decidiu pela paralisação das atividades da polícia civil em todo o estado.

COMENTÁRIOS dos leitores