Em PE, Dilma fala de obras atrasadas

Presidenta promete quatro etapas da Transposição até o fim do seu mandato

ter, 30/08/2011 - 12:36
Clemilson Campos/JC Imagem/AE Devido a um atraso na decolagem de Brasília, a presidenta só chegou a Caruaru às 10h40 Clemilson Campos/JC Imagem/AE

Devido a um atraso na saída de Brasília, a presidente Dilma Rousseff e os ministros Fernando Haddad (Educação), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Mário Negromonte (Cidades) e Helena Chagas (Comunicação) chegaram a Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por volta das 10h40. Ainda no Aeroporto a presidenta concedeu uma entrevista à Imprensa e falou sobre Educação, Saúde, Segurança e sobre as obras que devem ser concluídas no Estado ainda no seu mandato.

Entre as obras que a presidenta garantiu que serão entregues à população está a Transposição do Rio São Francisco. “Eu tenho certeza que houve vários atrasos nesta obra por conta das desapropriações que levam muito tempo para acontecer, ainda teve que ser refeito o projeto de engenharia. Tudo isso atrapalhou o andamento da obra. Mas hoje ela está com 70% em execução. Até o final de 2012 será inaugurada a captação de São Francisco até Areias e do Rio Branco até Poções, depois de Cabrobó até Jati, no Ceará, e de Jati até a Paraíba. Quatro etapas devem ser entregues até o final do meu mandato. O Ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) está muito empenhado para isso, até porque ele é pernambucano”, assegurou. Dilma ainda fez questão de ressaltar a importância da transposição. “Essa é uma obra importantíssima. Porque ela tem um poder imenso de modificar a situação de vida das pessoas”.

Em relação à demora na entrega de obras em universidades do Estado, como a Universidade Rural de Pernambuco (URPE), a presidenta confirmou o atraso, mas assegurou que até o final de 2011 as obras na UFRPE devem ser concluídas.

Sobre os temas Saúde e Segurança, Dilma declarou que são assuntos prioritários, assim como a educação para o seu governo. “Eu acho que o problema da Saúde não se resolve facilmente, porque em qualquer lugar do mundo a saúde é cara. No meu governo, dou extrema importância a Saúde, Educação e Segurança. E muitos governadores estão empenhados nisso, inclusive o governador (de Pernambuco)  Eduardo Campos e outros do Nordeste estão nessa luta comigo”. Ela ainda ressaltou que não acredita que a solução para o problema da saúde não será resolvido apenas com A Emenda 29.

A petista finalizou a entrevista declarando que tem vontade de participar do Festival de Inverno de Garanhuns. “Estive em Garanhuns durante a minha campanha e tive vontade de assistir aos shows, mas achei que ficaria estranho fazer isso em época de eleitoral”, concluiu.

Veja a galeria de fotos.

COMENTÁRIOS dos leitores