Câmara presta homenagem a Frei Damião
Cerimônia marcou o lançamento do selo comemorativo da beatificação e canonização do frade
A Câmara Municipal do Recife realizou uma sessão solene na manhã desta quinta-feira para prestigiar o lançamento do selo comemorativo da beatificação e canonização de Frei Damião. O evento abriu as homenagens aos 15 anos de falecimento do frade e ao encerramento da fase diocesana, do processo de beatificação e canonização do religioso que é considerado “santo” por muitos nordestinos.
O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados por religiosos e católicos para assistir a solenidade, que foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Aerto Luna (PT) e Josenildo Sinésio (PT). Luna afirmou que a ação, promovida pelos Correios, conjuntamente com esta casa legislativa, estará “perpetuada na alma destes devotos”. Religioso, o vereador, disse que “Frei Damião já tem um altar no coração dos nordestinos”. Por isso, acrescentou, a santidade do religioso como fator importante a ser analisada e reconhecida pela Igreja.
Josenildo Sinésio lembrou que o frade capuchinho foi venerado por grande número de fieis na região Nordeste. “Mesmo quando ainda não dominava o português, por ser italiano, Frei Damião não tinha dificuldade de se comunicar com os peregrinos que o ouviam atentamente, na esperança de que fosse realizado um milgare em suas vidas, embora Frei Damião nunca tenha dito que fizesse milagres, creditando-os sempre a Deus”.
Em seguida, uma placa em homenagem ao religioso foi entregue ao frades Jociel Gomes e Abelardo de Oliveira. O diretor regional dos Correios fez a obliteração do selo e o frei Jociel Gomes fez o discursio de agradecimento. “Esse é um momento para se celebrar a missão e vocação desse religioso que doou 66 anos de sua vida ao Evangelho e à ação missionária e evangelizadora nessa região. Frei Damião dizia que nossa missão é continuar a obra de Jesus”, afirmou.
A reunião foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC) e a mesa foi composta pelo diretor regional dos Correios, Pedro Mota; pelo vice-postulador do processo de beatificação, frei Jociel Gomes; pelo guardião do Convento de São Felix, frei Abelardo Oliveira e pelo padre cantor João Carlos.
O lançamento do selo comemorativo, dos Correios, foi feito durante a solenidade. São 201 cartelas, totalizando cerca de 2400 unidades, estampando uma imagem do religioso e a bandeira de Pernambuco. O selo personalizado pode ser encomendado aos Correios.
Beatificação - O processo de beatificação e canonização do Frei Damião de Bozzano foi aberto oficialmente no dia 31 de janeiro de 2003. O vice-postulador da beatificação é o Frei Jociel Gomes. A fase atual é chamada ‘diocesana’, já tendo sido ouvidas as testemunhas. Esperam-se agora os pareceres das comissões histórica e teológica, para dar continuidade ao processo.