Prefeito tem até dia 16 para recorrer no PT Nacional
Para João da Costa, decisão da Executiva foi um "ato de força"
O prefeito do Recife, João da Costa, já disse que não aceitará facilmente a decisão da Executiva Nacional do PT de preterir sua candidatura em benefício do senador Humberto Costa. Entretanto, ele tem até o final da próxima semana para definir se irá recorrer da decisão junto ao Diretório Nacional. O prazo de dez dias, a contar da data de decisão (6), encerra no próximo sábado (16).
Se depender dos seus coordenadores de campanha e aliados, o prefeito recorrerá da decisão tomada pela Executiva. O entendimento com Humberto Costa, portanto, não é a prioridade para João da Costa e seu grupo (ao menos neste momento). Em entrevista a uma rádio local, nesta sexta-feira (8), o prefeito garantiu que Humberto não o procurou e que este “não é momento” para os dois conversarem.
Durante a entrevista, o prefeito ressaltou que a justificativa usada para a rejeição da sua candidatura, o racha na Frente Popular, não o convenceu, uma vez que a indicação do senador Humberto para disputar a Prefeitura do Recife também não conseguiu reunir os partidos aliados.
Até o momento nenhum deles assinalou que apoiará a candidatura petista. Ao contrário, o governador Eduardo Campos (PSB) exonerou quatro secretários socialistas, o que indica uma possível reviravolta nas eleições majoritárias do Recife.
Mas, vale ressaltar que Humberto também não está tão acomodado, pois conversará neste final de semana com Eduardo Campos e com o maior incentivador do lançamento de uma candidatura alternativa na Frente Popular, o senador Armando Monteiro (PTB).