Humberto e João devem se encontrar em Brasília

Os petistas estarão no julgamento do recurso de homologação de candidatura solicitado por João da Costa na segunda (25)

qua, 20/06/2012 - 19:09
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Humberto tentará entendimento com o prefeito Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Os dois atores da peça política que está dividindo o PT no Recife, o senador Humberto Costa e o prefeito João da Costa terão um encontro frente a frente na próxima segunda (25), momento em que o diretório julgará o recurso de homologação de candidatura. A briga entre ambos os postulantes começou a partir da indicação de Humberto como candidato a prefeito do Recife, feita pela executiva nacional, preterindo o nome do atual prefeito.

Após ligar nesta terça (19) e não conseguir conversar com João da Costa, Humberto comentou que estaria presente, em Brasília, no dia de julgamento do recurso. O senador fez esse comentário depois de participar de uma reunião com o presidente nacional do PT, Rui Falcão. “Comuniquei ao presidente que vou participar da reunião do diretório nacional que julgará o recurso do prefeito e estou disposto a apoiar e a me submeter a qualquer decisão”, declarou Humberto que, por ser vice-presidente nacional do partido, terá direito a voto. Quem também poderá votar no colegiado é o também presidente municipal da legenda, Oscar Barreto, defensor do grupo petista ligado ao prefeito.

O senador está tentando recompor a base da frente popular e até o momento já conversou com o PTB e PCdoB. Outras lideranças e partidos políticos ainda passarão por um agendamento. "O PSB até o momento ainda não dialogou conosco. Esperamos o contato com o governador”, informou.    

Ao ser perguntado se o lançamento de uma candidatura do PSB à prefeitura do Recife o deixava preocupado, o senador ressaltou ficar incomodado com o assunto. “Se construirmos uma unidade da frente popular, temos chances enormes de vencer as eleições. O rompimento do PSB não seria bom para ninguém. O governador é sensato e sabe a importância da unidade com o presidente Lula e a presidente Dilma. Ele é um gestor altamente preparado, mas sozinho não vai a lugar nenhum”, defendeu. Eduardo Campos deve lança candidato próprio às eleições municipais ainda esta semana. 

Mesmo em meio a turbulências desse período pré-eleitoral, Humberto reafirmou sua candidatura e disse estar animado com as recentes pesquisas de intenção de votos. Especula-se que a composição da candidatura do PT na cidade do Recife poderá passar por modificações com o deputado federal João Paulo (PT) ocupando a vaga de vice, compondo uma chapa puro sangue. Mas, segundo Humberto, "não existe esse plano B. João Paulo vai ser uma das pessoas mais importantes na campanha estando ao meu lado nos palanques, mas em nenhum momento como candidato", comunicou.

COMENTÁRIOS dos leitores