TRE-PE faz testes nas urnas eletrônicas

Os testes também estão sendo feitos nos computadores dos cartórios eleitorais para as eleições de 2012

qua, 25/07/2012 - 10:13

Até a próxima sexta-feira (27) o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza os testes de integração dos sistemas da Justiça Eleitoral para as eleições 2012. Os testes buscam encontrar eventuais problemas nos programas utilizados no ciclo da eleição, que vão desde o registro de candidatura até a totalização dos votos, e resolvê-los. Além disso, visa melhorar o desempenho dos aplicativos que serão utilizados nas urnas eletrônicas e computadores dos cartórios eleitorais.

As simulações estão sendo feitas em duas salas cedidas pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, e contam com uma infraestrutura montada especialmente pela equipe do TRE-PE para os testes, que incluem urnas eletrônicas, computadores e rede sem fio.

De acordo com Secretário de STI do TRE de Pernambuco, Acácio Leite, os testes representam uma das etapas mais importantes das Eleições, "tendo em vista que são testadas urnas, sistemas e computadores em ambiente que simula as condições de uso verificadas no processo eleitoral, desde a geração de mídias, preparação de urnas, votação, transmissão, totalização e divulgação de resultados", afirma.

Os testes foram desenvolvidos por cerca de 30 servidores das Secretarias de Tecnologia da Informação (STI) dos Regionais de Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

COMENTÁRIOS dos leitores