Jarbas tenta proibir o uso de sua imagem

Juiz Tadeu da Silva Santos considerou o pedido como improcedente

seg, 10/09/2012 - 16:28
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Jarbas não quer sua imagem sendo usada por outras coligações Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para evitar que alguns candidatos a prefeito e vereador usem sua imagem e voz no guia de TV e rádio, além de outras propagandas de ruas. Mas o juiz, Abelardo Tadeu da Silva Santos, que emitiu seu parecer neste domingo (9), considerou improcedente o pedido impetrado pela coligação Frente Popular do Recife, da qual o PMDB compõe uma aliança com o candidato a prefeito Geraldo Julio (PSB).

Na peça os advogados alegam que Jarbas não é candidato e não tem interesse que sua imagem seja associada a episódios e determinados contextos políticos. O juiz proferiu que na ação inexistem elementos suficientes para atender a solicitação, pois no exercício de suas funções políticas e administrativas, o senador não terá total proteção sobre o uso de imagem. Exceto nos casos de calúnia, injúria e difamação, ou quando o fato diz respeito à vida privada  do parlamentar.

Essa movimentação por parte da assessoria jurídica da Frente Popular começou depois que o também candidato a prefeito Humberto Costa (PT), fez na última sexta-feira (7), referências à reaproximação entre o PMDB e PSB, usando adjetivos como escárnio e indignação. Os petistas não informaram se pretendem explorar as brigas entre senador Jarbas e governador Eduardo Campos (PSB) no guia eleitoral. Ambos atuaram na política em palanques opostos por mais de 20 anos, hoje montaram uma aliança que apoia a candidatura de Geraldo Julio.

COMENTÁRIOS dos leitores