Raul diz que secretário de educação é 'ficha suja'

Após Geraldo anunciar secretarios municipais, vereador eleito denucia que ex-reitor da UFRPE teve as contas rejeitadas pelo TCU

sab, 15/12/2012 - 10:51
Chico Peixoto/LeiaJáimagens Jungmann disse que prefeito eleito deveria rever as indicações Chico Peixoto/LeiaJáimagens

Logo após Geraldo Julio (PSB) anunciar os secretários que irão administrar a cidade do Recife, o vereador eleito, Raul Jungmann (PPS), declarou que o ex-reitor da UFRPE, Valmar Correia de Andrade, que irá assumir a pasta de educação, é “ficha suja”.

De acordo com o texto publicado no facebook de Jungmann, Valmar não poderia tomar posse pois estaria infringindo o artigo 60 da Lei Orgânica do Município e solicitou que Geraldo reveja suas escolhas para alguns secretários. 

“Tudo seria apenas um problema administrativo futuro por uma equivocada indicação, se não fosse o fato de que o ex-reitor Valmar Correa ser um ficha-suja. Valmar Correa teve as contas rejeitadas e figura na lista do Tribunal de Contas da União como inelegível em 2012, por irregularidades praticadas na UFRPE”, comentou Jungmann.

O processo foi instaurado pelo Tribunal de Contas do União (TCU) em 2003, devido à irregularidades na dispensa de licitaççao de um contrato firmado entre UFRPE  e a Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe). Na época, Valmar era vice-reitor e o TCU aplicou uma multa e determinou que os valores repassados e bens adquiridos fossem ressarcidos à Universidade.

Em sua defesa o ex-reitor divulgou um nota oficial declarando não ser “ficha-suja” e que a decisão do TCU não apresenta qualquer desvio de recursos. “Foi constatado uma tranferência de atividade à fundação de apoio a UFRPE, fato que não caracteriza irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”.

Por fim, Valmar ressaltou que a relação de processo julgado que fora divulgada é meramente informativa e que, após 2002, foi eleito pela comunidade acadêmica reitor da UFRPE em 2004 e 2008.

COMENTÁRIOS dos leitores