Eleição 2012 ainda está na cabeça dos eleitores recifenses

Pesquisa mostra que as pessoas estão conscientes de quem votaram e esperam que a gestão de Geraldo seja boa

qua, 19/12/2012 - 00:15
Hivor Danierbe/LeiaJáImagens A expectativa dos recifenses é que Geraldo faça uma gestão boa Hivor Danierbe/LeiaJáImagens

Após ter passado um pouco mais de três meses das eleições municipais, uma pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau (IPMN) revela que o assunto ainda é bem lembrado pelos eleitores recifenses. Dos 624 entrevistados, 92% sabem em qual foi o candidato que votaram como prefeito da capital pernambucana no último dia 7 de outubro. As informações obtidas nos dias 6 e 7 de dezembro também exibem que os eleitores estão satisfeitos com o resultado das urnas e caso as eleições fossem hoje, mais de 90% votariam no mesmo candidato que anteriormente.



Das mais de 600 pessoas entrevistadas com 16 anos ou mais, 74,2% responderam que lembram em quem votaram na última eleição, enquanto 25,6% disseram que não recordam e apenas 0,2% expuseram que não sabem ou não responderam. O IPMN também perguntou: “Neste caso, você votou de que modo? (espontâneo)”. Para esta indagação 55,6% das pessoas falaram que votaram em Geraldo Julio (PSB), 19,9% em Humberto Costa (PT), 1,4% em Mendonça Filho (DEM), 0,7% em Edna Costa (PPL), 1,7% em branco ou nulo e 0,9% não lembravam ou não sabiam em quem votaram.

A pesquisa analisou ainda que até o momento as pessoas estão satisfeitas com os resultados das urnas. Questionadas se votariam da mesma forma que no dia 7 de outubro novamente, 94% responderam que sim, contra 4,3% que falaram que não e 1,7% que não sabiam ou não quiseram responder.



Além das perguntas sobre as eleições para o gestor municipal do Recife, os entrevistados mostraram lembrar também os nomes dos vereadores que votaram. Neste quesito, 91,6% afirmaram lembrar em quem votou, enquanto 8,4 disseram que não recordavam.



Expectativa do mandato de Geraldo - Eleito no primeiro turno das eleições municipais do Recife com 51,15% dos votos válidos, o socialista Geraldo Julio, que tem o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teve uma expectativa boa do público entrevistado. Avaliada entre excelente, boa, regular, ruim ou péssima a gestão dele é esperada como: 37,3% disseram que boa, 26,7% excelente, 15,1% regular, 4,7% ruim, 3,5% péssima e 12,7% disseram não ter conhecimento de como será ou não responderam.

COMENTÁRIOS dos leitores