Políticos se despendem do ex-ministro da Justiça

Autoridades políticas como deputados e senadores também compareceram no local

sex, 15/02/2013 - 17:20

Dezenas de políticos acompanharam o velório do ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, ocorrido na tarde dessa sexta-feira (15). O funeral aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reuniu além de familiares e amigos, vereadores, senadores, deputados, prefeitos e demais autoridades políticas.

Muita emocionada, a ex-vereadora do PSB e atual secretária da Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marília Arraes comentou sobre a importância do ex-ministro para o cenário político. “O estado estar perdendo alguém que todos nós temos o dever de conhecer melhor a sua história. Ele teve o privilégio de criar a democracia. Para mim, além de ser um grande exemplo político, é um grande exemplo de ser humano”, relatou Arraes em lágrimas.

Também presente no velório, o vereador Jurandir Liberal, ex-presidente da Câmara Municipal do Recife, disse que o ex-ministro foi uma figura importantíssima para a política brasileira. “Ele é considerado um político referencial, primeiro por ter coragem e segundo pela grande capacidade articuladora que tinha” definiu.

Já o senador Armando Monteiro (PTB) disse que o ex-ministro deixou um grande exemplo. “Ele mostrou que é possível fazer vida pública com decência, coragem, compromisso e, sobretudo, com idealismo. Ele acreditava naquilo que fazia, a meu ver, ele desempenhou uma ação muito importante, não apenas pela época da ditadura, mas teve capacidade de articular e trabalhar o processo democrático” declarou o senador acrescendo que Lyra é uma referência e uma inspiração.

Para o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PcdoB) o ato mais admirável de Fernando Lyra foi a junção de forças e ideais. “Ele era um amigo que teve a capacidade de aglutinar ideias. Sua atuação na construção da unidade ampla na candidatura de Tancredo Neves superou a ditadura militar. Para mim, uma marca importante dele era o diálogo”, citou Siqueira.

Também relembrando o trabalho que ele teve em relação à eleição de Tancredo Neves, o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) disse que o país ficará órfão. “Ele é uma referência de um homem político que ao longo de sua vida deu grande contribuição para a democracia de Pernambuco. De fato, o Brasil fica órfão. Um fato histórico marcante foi à articulação que ele ajudou a fazer, garantindo a eleição de Tancredo Neves e as lutas pelas Diretas Já”, relatou o deputado.

O político - Fernando Soares Lyra era recifense e formou-se em direito em 1964. Além de ter sido ministro da Justiça no governo de José Sarney ele dedicou 32 anos ao parlamento, com sete mandatos de deputado federal e um de estadual. O ex-ministro faleceu aos 74 anos nessa quarta-feira (14), no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo de falência múltipla dos órgão. Ele deixa esposa e três filhas.

COMENTÁRIOS dos leitores