TRE-DF cadastra eleitores no sistema biométrico
Nas eleições de 2014, apenas os eleitores recadastrados poderão votar
Em 2014, os eleitores do Distrito Federal registrarão os votos nas urnas biométricas. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) iniciou o recadastramento dos eleitores para a emissão dos novos títulos.
Nesse processo, será realizada a identificação biométrica - coleta de impressões digitais - e atualização de informações pessoais dos eleitores. Quem precisar tirar o título pela primeira vez será cadastrado já pelo sistema biométrico. O prazo para recadastramento vai até o dia 31 de março de 2014.
Para se recadastrar, será necessário agendar o atendimento pela internet ou pelo telefone 3048-4000, das 12h às 19h. No cartório eleitoral, é preciso apresentar o título de eleitor, documento de identificação e comprovante de domicílio. Crachás, CPF, carteiras funcionais e de estudante não serão aceitos como documento de identificação.
Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Mario Machado, apenas os que tiverem feito o recadastramento poderão votar nas eleições do ano que vem. "O sistema de identificação biométrica reduz a possibilidade de fraude, amplia a segurança e confere celeridade à votação", afirmou.
Biometria - A identificação do eleitor através da impressão digital reforça a segurança e evita as fraudes no processo eleitoral. A primeira experiência ocorreu em 2008. Até o ano passado, 7,7 milhões de eleitores de 299 cidades utilizaram a nova tecnologia. Em 2014, segundo o TSE, a medida deve alcançar 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal.