Autoridades discursam na inauguração de navio

Operários aguardam o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff

seg, 20/05/2013 - 12:36

Já estão presentes na mesa de honraria do evento de inauguração do navio Zumbi dos Palmares em Suape, na cidade de Ipojuca, diversas autoridades políticas. Entre eles o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), o do Recife, Geraldo Julio (PSB), os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), além dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a da Comunicação, Helena Chagas, o de Minas e Energia, Edison Lobão e o do Esporte Aldo Rebelo.

A solenidade iniciou, às 12h20, com o Hino Nacional Brasileiro cantado e ovacionado pelos operários que trabalharam na embarcação, além dos políticos. O prefeito Carlos Santana abriu oficialmente os discursos, saudou Dilma e cumprimentou Eduardo Campos como o “maior governador de Pernambuco”.

O presidente do Estaleiro do Atlântico Sul (EAS), Antoniel Reis, também foi recebido por gritos e aplausos dos trabalhadores presentes na solenidade de inauguração do Navio Zumbi dos Palmares e também já discursou na cerimônia ocorrida em Suape. A embarcação inaugurada nesta segunda-feira (20), em Ipojuca, possui 274,2 metros.

Durante o início de sua fala Antoniel Reis citou o ex-presidente Lula, Dilma e enfatizou Eduardo Campos. ”Olho para o futuro com a convicção que todos os desafios serão superados”, comemorou. Para a oficial náutica, Vanessa Cunha, o Zumbi dos Palmares ficará na história da construção naval brasileira. “Todos nós trabalhadores e trabalhadores temos orgulho desse grande feito. Eu dedico a todo a vocês esse momento e  que mais profissionais venham fazer parte dessa empreitada. Parabéns para todos nós”, declarou Cunha.

Em seguida, quebrando o protocolo de saudações às autoridades políticas presentes, o presidente da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), Sérgio Machado, discursou enaltecendo os trabalhadores e nordestinos do navio Zumbi dos Palmares. “Gostaria de quebrar o protocolo e saudar aqueles que são os principais dessa festa: Os trabalhadores – sem vocês nada disso estaria acontecendo, pois vocês são motivos de orgulho para nós”, iniciou o presidente da Transpetro.

Machado também enalteceu as mulheres e afirmou que o gênero feminino tem mais capacidade de trabalho. “As mulheres são muito mais competentes do que nós homens. E o Brasil perdeu muito porque os machistas diziam que atrás de todo homem existia uma homem. A mulher tem que andar ao lado e à  frente”, afirmou.

“Presidente a gente vive um momento histórico. Foram muitas lágrimas derramadas daqueles que contribuíram. Muitas pessoas diziam que os cortadores de cana, a doméstica e a mulher não conseguiam aprender a construir um navio. Então, o que não pode existir presidente é o preconceito com essa gente nordestina”, frisou o presidente que em seguida foi ovacionando por aplausos dos trabalhadores. Sérgio Machado disse ainda uma mensagem para a presidente Dilma Rousseff (PT) também presente no evento. ”Digo para a senhora, nós estamos no rumo certo.

Dilma e Eduardo ainda não discursaram, mas estão sentados lado a lado. Neste momento da cerimônia, está sendo exibido um vídeo com imagens do navio e depoimentos dos trabalhadores que produziram a embarcação.

Mais informações dentro de instantes

COMENTÁRIOS dos leitores