Governo avalia perdão da dívida de produtores rurais

Dilma Rousseff afirmou que questão está sendo considerada na elaboração do Plano Safra do Semiárido

seg, 03/06/2013 - 15:59

Nesta segunda-feira (3), a presidente Dilma Rousseff anunciou que o governo federal está preparando um Plano Safra específico para o semiárido nordestino. Segundo ela, a proposta inclui soluções para as dívidas dos agricultores.

O projeto atende a reivindicações de lideranças dos produtores rurais. Durante a cerimônia de entrega de máquinas agrícolas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Norte, um grupo de produtores exibia fachas com dizeres como: "Se a dívida dos países africanos foi perdoada, perdoe a dos produtores rurais". De acordo com a presidente, "as dívidas [dos produtores] serão equacionadas".

Na ocasião, Dilma também reforçou a necessidade de o Nordeste ter uma segurança hídrica para enfrentar períodos de seca sem comprometer o desenvolvimento da região. "Nós consideremos que obras estruturantes são estratégicas para a região. Nós podemos conviver com a seca e temos o poder de escolher como faremos isso", frisou.

Como uma das ações de enfrentamento à estiagem, a presidente anunciou a barragem de Oiticica, que representa investimentos de mais de R$ 300 milhões a serem feitos pelo governo federal. A execução da obra ficará a cargo do governo estadual.  "A população espera por essa obra desde 1950. Se isso tivesse sido feito antes, não veríamos a situação que vemos hoje", salientou Dilma.

Na região, também estão sendo construídas cisternas e poços. Os agricultores também contam com os recursos do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem.

Investimento

Nesta segunda, Dilma entregou retroescavadeiras e motoniveladoras a 149 municípios do RN. Os equipamentos serão usados na construção e recuperação de estrada para o escoamento da produção da agricultura familiar.

Ainda durante a solenidade, foi lançado o edital de licitação das obras complementares da duplicação da BR 101/RN, para construção de vias marginais, obra de drenagem e de dois viadutos. Também foram assinados o acordo de cooperação do Programa Brasil Mais Seguro, entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado, e a ordem de serviço para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador.

O governo federal também anunciou a liberação de R$ 30 milhões, em recursos do Ministério do Turismo, para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal.

"Queremos, entre outras obras, melhorar o acesso a Timbau do Sul, ampliar o Centro de Convenções e realizar as obras do Gancho do Igapó, que é um sistema de viadutos e túneis, que irá ligar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante à BR-101", disse, a presidente. O Gancho do Igapó é conhecido por constantes engarrafamentos.

Apoio

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Henrique Alves (PMDB-RN), também esteve presente na cerimônia. Ele usou boa parte do discurso para elogiar a gestão de Dilma Rousseff e, inclusive, pediu aplausos para a presidente.

Estavam presentes ainda os ministros Cesar Borges (Transportes), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), José Eduardo Cardozo (Justiça), Gastão Vieira (Turismo), Helena Chagas (Comunicação Social) e Garibaldi Alves Filho (Previdência Social), entre outros políticos e autoridades.

COMENTÁRIOS dos leitores