Campos abre a I Conferência Estadual do Semiárido
Governador e ministro assinam ordem de serviço para obras da adutora do Agreste
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), abriu neste terça-feira (4) a I Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido, em Pesqueira, no Agreste pernambucano. Na ocasião, o chefe do executivo juntamente com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho assinaram a ordem de serviço que vai autorizar a construção da Adutora do Agreste. A obra recebe um investimento de R$ 2,3 bilhões, com recursos dos governos federal e estadual.
Ao discursar o governador destacou que este serviço vai ajudar no planejamento do abastecimento d’água e que os trabalhos irão acontece de maneira integrada. Eduardo ressaltou que a Adutora vai beneficiar dois milhões de pessoas. Já o ministro da Integração reforçou que essa obra vai mudar a história econômica do Agreste, pois sem água não há desenvolvimento.
O equipamento, que irá transportar água do rio São Francisco, por meio do Eixo Leste do Ramal do Agreste, terá 1,3 mil quilômetros de tubulações e atenderá a 68 municípios e 80 distritos e povoados. O governador também revelou que já foi autorizado um financiamento pelo Banco Mundial de R$ 60 milhões para viabilizar a topografia do Estado.
A Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Convivência com o Semiárido, pretende reunir as necessidades das regiões mais afetadas com as mudanças climáticas. Ao todo, Pernambuco terá nove Conferências Regionais, sendo uma por Região de Desenvolvimento como o Sertões do Araripe, do São Francisco, Central, de Itaparica, do Moxotó, do Pajeú e do Agreste Central, Setentrional e Meridional.