No Senado, Humberto apoia financiamento misto de campanhas

Apesar de o PT votar em favor do financiamento público, senador considera plausível proposta do Movimento contra a Corrupção

qua, 17/07/2013 - 12:51
Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu, nessa terça-feira (16), a discussão sobre o financiamento de campanhas eleitorais pelo Congresso Nacional. "Não adianta fazer discurso de perfumaria, se deve ou não manter coligação proporcional, ter um ou dois suplentes para senadores, sem que se debata o tema do financiamento das campanhas eleitorais", disse.

Apesar de considerar a possibilidade de voto em favor do financiamento público, conforme defende o PT, o senador acredita que o parlamento deve "abraçar integralmente" a proposta do Movimento contra a Corrupção, capitaneado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades, que propõe a adoção de financiamento misto de campanhas eleitorais.

"Certamente que isso já seria uma verdadeira revolução nesse país. Nós teríamos redução de gasto com campanhas, maior transparência, financiamento dos partidos, condições de igualdade para uma disputa eleitoral e, efetivamente, o compromisso do eleitor com quem ele acredita", frisou.

Ele também defendeu a realização do plebiscito sobre a reforma política. "Plebiscito seria a melhor forma de fazer essa consulta e iniciar o processo de reforma política. Ainda que valesse apenas para 2016, esse seria um primeiro passo de sintonização com o desejo das ruas, desejo de participação", considerou.

COMENTÁRIOS dos leitores