Prefeitura de Jaboatão realiza plenária neste domingo (25)
Uma das ideias do evento é a criação de um calendário de reuniões
As prioridades definidas através de uma consulta popular presencial e online realizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, serão apresentadas pelo prefeito Elias Gomes (PSDB), em plenária, neste domingo (25). O encontro pretende reunir líderes comunitários e representantes de ONGs e do movimento social, na Faculdade Guararapes, a partir das 9h.
No evento o prefeito vai pactuar a implementação das prioridades indicadas na consulta popular que ouviu os moradores sobre 12 áreas temáticas (Transportes, Educação, Saúde, Gastos Públicos, Infraestrutura, Segurança, Participação Popular, Meio Ambiente, Poder Legislativo, Competitividade, Cultura, Esportes/Lazer).
“Chamamos, ouvimos e agora estamos dando as respostas. Vamos compatibilizar as prioridades indicadas pelo povo com o nosso plano de ação, discutir com a sociedade o que pode e o que não pode ser atendido. O que não for possível nesse momento vamos juntar forças para tornar possível”, prometeu o tucano.
Para o gestor a principal motivação para realização a iniciativa na cidade foi a realização de manifestações públicas em várias cidades brasileiras. “O que emergiu das urnas revela o bom senso dos jaboatanenses e demonstra que o nosso Plano de Ação está em sintonia com o sentimento das ruas”, acredita.
Na plenária deverão também ser definidos novos canais de participação popular. A ideia é criar um calendário de reuniões com comissão de representantes das sete regionais administrativas, a cada dois meses, para prestação de contas da gestão e a cada três meses encontro com entidades e movimentos sociais. “Com isso, estamos ampliando os instrumentos de controle social, de participação e de transparência”, reforça o prefeito.
Infraestrutura - Das 12 áreas pesquisadas, infraestrutura, saúde e transportes foram as que receberam mais votações. Entre essas, pavimentação de ruas recebeu 56,4% dos votos, seguindo-se melhoria do ensino (53,8%), e aumento da frota de ônibus (45,4%).
Consulta - A consulta popular ocorreu no dia 12 de julho e levou às urnas mais de 66 mil jaboatanenses, o correspondente a 10,2% da população, segundo a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Para realizar o processo, a Prefeitura de Jaboatão distribuiu mais de 500 urnas por todos os bairros, em pontos estratégicos, como os de maior fluxo de pessoas. Nesses locais a consulta foi iniciada às 6h. Nos demais espaços, a votação começou às 8h.