Câmara de Petrolina divulga imagem interna dos ocupantes

Os manifestantes devem desocupar a Câmara de Petrolina por determinação de uma portaria

por Élida Maria qui, 05/09/2013 - 11:48
Divulgação/Assessoria de imprensa O documento foi recebido pelo líder do grupo nesta quinta-feira (5) Divulgação/Assessoria de imprensa

Alojados na Câmara Municipal de Petrolina, Sertão do Estado, desde o último dia 27 de agosto, um grupo com aproximadamente 15 pessoas deve desocupar o plenário da Casa Plínio Amorim nesta quinta-feira (5). O presidente da Casa, vereador Osório Ferreira Siqueira (sem partido), enviou uma portaria interna determinando a saída dos manifestantes de forma ‘pacífica’ até no máximo às 13h, desta quinta.

Os jovens que estão na Câmara Municipal reivindicam a criação das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) para investigar superfaturamento do São João de Petrolina e ainda os valores da construção do Hospital de Traumas do município.

De acordo com a assessoria de imprensa da Casa Legislativa, não foram acatadas pelo judiciário nenhuma das solicitações de Siqueira em relação à reintegração de posse do prédio da Câmara e, por isso, o vereador apresentou a portaria. Na visão jurídica, a retomada do espaço cabe à Câmara de Petrolina, por se tratar de uma decisão administrativa. Caso os protestantes não acatem a ordem da portaria, serão tomadas outras providências.

Uma das justificativas da presidência é que como o grupo ‘Resistência Petrolinenses’ está instalado no plenário da Câmara, onde dormem, fazem suas refeições, e até, andam de skate, entre outras atitudes suspeitas, impedem o funcionamento da Casa. Segundo o Regimento Interno, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de poder “determinar a retirada de todos os assistentes se a medida for julgada necessária”.

Procurado pela equipe de reportagem do LeiaJá para esclarecer melhor os fatos e falar sobre o tempo em que a Casa Legislativa está com as atividades parlamentares comprometidas, como a realização de sessão plenária, por exemplo, a assessoria do vereador Osório Siqueira disse que estava em uma reunião e não poderia atender no momento. 

A criação da CPI do São João de Petrolina foi aprovada ainda no mês de agosto, restando apenas a instauração por meio da composição dos vereadores.

Confira vídeo dos manifestantes dentro da Câmara. As imagens foram cedidas pela assessoria de imprensa:

COMENTÁRIOS dos leitores