Apesar das críticas, Daniel reconhece melhora na Lafepe
Deputado também relatou, em audiência pública, que ainda existem problemas graves no órgão
O deputado Daniel Coelho (PSDB) ressaltou, nesta terça-feira (24), a melhora dos serviços do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). O depoimento foi realizado em audiência pública, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), que contou com a presença do presidente da própria Lafepe, Luciano Vasquez.
Na ocasião, o parlamentar também relatou que alguns problemas precisam ser solucionadas, especialmente em relação à produção de vitamina C, que está suspensa há mais de um ano pela Anvisa – e é a maior procura existente. Outra questão problemática diz respeito ao setor de injetáveis de pequeno porte – cujo equipamento, adquirido há oito anos, nunca foi usado e se encontra obsoleto.
“Apesar destes problemas é preciso reconhecer que o Lafepe apresentou algumas melhoras a partir das cobranças que a oposição vem realizando desde o ano passado. Visitamos algumas farmácias e pudemos observar que já há mais remédios nas prateleiras. Além disso, o concurso público que eles promoveram deve reduzir as carências de pessoal”, afirmou o tucano.
Daniel Coelho também ressaltou, a partir da explanação feita por Luciano Vasquez, a importância de o laboratório ser uma empresa que hoje está bastante lucrativa, mas fez uma ressalva: "Isso mostra, no entanto, que o Lafepe perdeu um pouco seu foco principal, que é atender a população mais carente com medicamentos de baixo preço e está agindo como uma farmácia comercial”, opinou.
Com informações da assessoria.